Sustos de mãe

O meu filho tem uma fabulosa imaginação e é extremamente cinematográfico nas suas projecções: descreve tudo, mete banda sonora, e diz tipo “agora a mãe era um dragão amarelo e fazia assim: tcháááááán!”. Etc e tal.

Já estou habituada e agora também à suposta flexibilidade do guião. “Suposta” porque pergunta-me se quero ser isto ou aquilo, se quero esta ou aquela cor, e depois o que escolho é sempre “não, essa não pode ser” e acaba a ser ele a definir tudo na mesma.

Hoje de manhã, fiquei aterrada ao ouvir da boca do meu filho de 3 anos e meio, um cotumiço de um metrinho de altura, palavras como “titã lendário”, dito com todas as sílabas no meio de uma parafernália de palavras altamente agressivas, e uma série de outros nomes dos quais era suposto eu escolher o que queria ser. Nem pecebi metade... Como o único normal que reconheci era Sophie, e até é um nome feminino, lá escolhi esse que, claro, não podia ser, porque “a mãe tem de ser o ‘Caliban’”...

Confesso que não presto muito atenção aos desenhos animados que ele vê no canal Panda. Lá vou ouvindo umas coisas dos “Irmãos Koala” que é totalmente inofensivo, ou das “Winx” e da “Mermaid Melody” que às vezes acho um bocado “à frente”, mas nada do outro mundo. Supostamente, não há razão para preocupações e por isso mesmo ponho aquele canal. Vejo mais com ele os DVDs que, isso sim, precisam de certo acompanhamento. Mas depois disto fiz uma pesquisa e assusta-me o resumo do que o meu filho anda a ver no CANAL PANDA, a meio do dia algumas vezes e às 9 da noite (que é a última coisa que ele vê antes de dormir!).

Estou um bocado incomodada com isto, para dizer a verdade. É que ele sabe o nome das personagens todas e quando lhe perguntei se outros bonecos não eram mais giros, e que lutas e guerras não é muito bonito, ficou zangadíssimo e disse-me resumidamente que não, que o "Huntik" é que é bom, que já é “grande” e os “rapazes lutam”!...

Ainda no outro dia só gostava do Noddy e do Ruca... E os DVDs vão ter muito mais uso a partir de agora...

17 comentários:

LBJ disse...

Habitua-te :)

Been there, Done that, got the t-shirt... :)

CB disse...

Ahahahahah! Tens a T-shirt do quê? Do pai sobrevivente ou do miúdo sobrevivente com o Huntik?... :)

Anónimo disse...

Ando a pensar em comprar um série de Duffy Duck, Speedy Gonzalez e companhia...

CB disse...

John Doe,
Esses é que era!... Vou ter de fazer um investimento desses, vou. Mas não faz mal, que esses até os vejo eu também. :)

Anónimo disse...

Sabes que no Cartoon Networks, pela hora de almoço, dá este tipo de desenhos animados???? Incluindo o famoso Tom & Jerry?

CB disse...

Não sabia não - não costumo estar em casa a essa hora. Por acaso adoro o Tom & Jerry até hoje!

1REZ3 disse...

Já está a crescer...

CB disse...

Treze,
Pois é... O que me assusta é saber definir a direcção.

1REZ3 disse...

É como já comentaram aqui, os desenhos animados da altura é que eram giros (ando numa semana muito de "antes é que era" :s) e bem menos influentes - pelo menos no "mau" sentido.

CB disse...

Treze,
É mesmo. Ainda hoje gosto de ver alguns... A eterna criança que há em mim! :)

1REZ3 disse...

Amén (à criança). Eu não não a consigo "mandar" embora. Ou não quero...

CB disse...

Nem mandes... É da criança que ainda somos que vem a capacidade de apreciar as coisas mais belas da vida e simplifiar as coisas mais complexas.

1REZ3 disse...

Princesa,

farei (com todas as minhas forças), apesar de todas as barreiras, mantê-la.

(Em tom de graxa) Consegui-la-ei manter enquanto textos destes continuarem ;)

CB disse...

Graxa Treze?!... Olha, então está bem, pronto, que assim como assim, eu gosto dessas engraxadelas! :D

1REZ3 disse...

Princesa,

então vá, menos conversa e mais textos! :D

CB disse...

Treze,
Mais textos virão, mas não prometo coisas humorísticas para breve porque escrevo a vida e a minha não costuma ter assim tanta graça.

1REZ3 disse...

Princesa,

não pedi textos humorísticos - para isso tenho a minha vida :) - mas sim textos.

Parece contradição falar na criança em mim e falar em textos mais "adultos", mais elaborados. Quando me entender explicarei.