É solidão?

A vantagem de se viver sozinho é que temos o privilégio de decidir a cada instante o que fazer, e como, sem ter de prestar contas a ninguém (a não ser nós próprios). Ninguém tem de ver as nossas lágrimas se não quisermos. Podemos pôr a música que bem nos apetecer e no volume que mais bem souber. Não há lutas pelo comando da televisão - e isto se sequer nos apetecer ligar a besta. Não há horas para as refeições, nem necessidade de comer coisas apropriadas. Pode-se decorar a casa com o que gostamos e ninguém critica ou muito menos se opõe. É o que nos apetecer - é poder dizer “a casa é minha"!

Isto sabe-me bem, tal como também poder acordar às horas que me apetecer no fim de semana, e não ter de fazer quase nada que não queira. Mas claro que, para mim, só funciona exactamente assim quando o miúdo está com o pai. E confesso que aproveito estes momentos de desforra o melhor que posso, apesar de não deixar de sentir a falta dele. Mas sei com certeza que ele volta e que esta também é a "nossa" casa quando ele está. É um equilíbrio.

A solidão até pode ser um conforto. Aliás, há pouco tempo li uma coisa interessante: "graças à solidão conheço-me, o que é fundamental para viver". Acho que é verdade. Sem um pouquinho de solidão não teria tempo para pensar, e muito menos para escrever. Para disfrutar de mim. Fazem-me falta os silêncios, as pausas, os tempos de reflexão. Mas depois preciso de ebulição, preciso de pôr para fora, preciso de gente à volta, e barulho, e animação. E claro, mimos e beijos e abraços. Confusão de brinquedos pelo chão. Refeições à séria e boas regras de educação. É mais uma das minhas muitas dualidades...

Mas a pior de todas é que, apesar de precisar e gostar de um pouquinho de solidão, preferia não me sentir só, gosto de ter a "minha" casa mas também gostava de ter uma "nossa" todos os dias. Poder chorar as minhas lágrimas em comunhão e secar as lágrimas de alguém que procure o meu conforto. Dar e ter colo. Ouvir música em conjunto, lutar em brincadeira pelo comando da televisão, partilhar refeições de coisas mesmo desapropriadas, ir decorando a casa como prova da capacidade de aceitação e enriquecimento pelas diferenças do outro, e no fim dizer com satisfação “a casa é nossa”.

Bem... lá vou eu. Isto hoje não está a correr lá muito bem.

13 comentários:

1REZ3 disse...

É nos momentos que temos real consciência de nós próprios. Mas é só suficiente para nos apercebermos do que nos rodeia. Em comparação com uma relação saudável, cúmplice, apenas se sobrevive. Eu gosto mesmo é de viver :)

O que mais sinto falta é das provocações "parvas" e do "trabalho de equipa" na cozinha.

1REZ3 disse...

Com momentos refiro-me aos momentos de "solidão" de que falas.

LBJ disse...

A solidão é a melhor coisa do mundo, enquanto a pudermos escolher…

CB disse...

Treze,
Pois. Trocava esses momentos de silêncio e reflexão pelas "parvoeiras" da companhia. É preciso equilíbrio, e viver mais que sobreviver, claro. :)

CB disse...

LBJ,
Sim, a "escolha" faz diferença, sem dúvida.

Pronúncia disse...

A solidão é boa quando é uma escolha, quando optamos por ela, porque é isso que nessa altura nos apetece e não quando é uma imposição.

CB disse...

Pronúncia,
Por isso o meu ponto de interrogação no título. Quando é "escolha" ou "apetece", não se devia chamar solidão.

Pronúncia disse...

Tens razão.

Eu diria que esses são encontros e momentos em que a nossa companhia somos nós próprios. E quando é imposta, aí sim é solidão.

Mas também podemos considerar solidão aquela em que alguém apesar de não estar só, apenas partilha um espaço físico e não a alma com os outros.

CB disse...

Pronúncia,
Nem mais... Gostava de ter uma palavra diferente para esses momentos "nossos" e sem dúvida que se pode estar "só na alma" e ter gente à volta, até a viver connosco. Sei o que é isso e às vezes é pior que não ter mesmo ninguém. Também devia haver outra palavra para isso...

Pronúncia disse...

Não há uma palavra, mas há uma expressão:

"Sózinho na multidão". Sinceramente, acho que esta é a pior solidão de todas.

CB disse...

Sem dúvida...

1REZ3 disse...

Princesa,

e tê-los-ás :)

CB disse...

Treze,
Assim espero! Obrigada. :)