Curta Sabedoria – Que me desculpe o Poeta


"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas,
um dia vou construir um castelo..."

(Fernando Pessoa)


Pois sim… Mas é curto não acham?... Bonito claro, e toda a gente que aqui passa sabe que Pessoa é “o” meu poeta de eleição (embora o Vinicius venha a amadurecer melhor que muitos vinhos, e certamente bem melhor que muitos homens). Mas só um castelo de pedras, por muito auto-conhecimento, auto-estima e abenegação, não chega para a minha definição de “feliz”. Que me desculpe o Poeta, que lhe reconheço outros escritos absolutamente certeiros, como o que citei ontem, mas este não, que os meus sonhos são vôos um bocado mais altos...

Quem me conhece um bocadinho já percebeu que hoje a coisa também não corre assim tão bem, que este azedume não é muito normal em mim. O raio do tempo não passa, ainda por cima com o outro tempo acinzentado, indefinido, e as coisas mais chatas possíveis a nível profissional. Semana mázita esta, e ainda só é 4ª feira... Queria hibernar uns dias, ou como diz uma amiga minha, e hoje entendo bem, “quero voltar para a barriga da minha mãe”!!!

8 comentários:

Pulha Garcia disse...

Talvez o que te esteja a faltar, Princesa, seja experimentar coisas novas. Já alguma vez pensaste em fazer voluntariado? Aprender um instrumento? Tirar um curso de mergulho?

CB disse...

Pulha,
Costumo dizer meio na brincadeira (mas é mais sério do que gostaria) que eu sou "cometa": ando sempre a cruzar os céus a alta velocidade. De facto, sobra-me muito pouco tempo físico nos meus dias que são, às vezes, absolutamente loucos, e começam já muito cedo. Voluntariado - Banco alimentar. Aprender um instrumento - troquei pelo ginásio (e é uma luta conseguir lá ir 2 vezes por semana). Um curso de mergulho?... Francamente, nunca tal me ocorreu!

1REZ3 disse...

Construir um castelo não é fecharmo-nos para tudo o que nos rodeia? Não significa que nos isolamos?
Será que o constroi para alguém para além dele?

Isto é meio em jeito de brincadeira, claro. Percebo o que quer dizer, mas partilho um pouco da tua afirmação.

Se bem que é tudo metafórico e o castelo é o nosso Forte, o nosso sustento enquanto pessoa, a nossa conquista perante as adversidades.

PS: é o que acontece quando não se dorme. Saem coisas sem sentido.

PS2: Princesa, vamos lá a arrebitar! :)

CB disse...

Treze,
É claro que é metafísico e não é mentira que é importante aprender as lições que aqui se exprimem (e que eu resumi como "auto-conhecimento, auto-estima e abenegação"). Com o que eu embirro é com o "Ser feliz é". Acho que isto não é ser feliz, é ter ferramentas importantes para poder ser feliz. Mas, para mim, não define, por si só, a felicidade.
O castelo também é metafísico claro, mas lá está: para que quero eu um castelo, ser uma fortaleza, se estiver sozinha na vida? :)

PS: Vai lá dormir e dorme bem
PS2: Estou mesmo Grhgrhrrhrhrhr, de nariz franzido e a bater o pé no chão. Não há nada a fazer, já dizia o meu pai e desde que eu tinha aí uns 3 anos de idade...

Pronúncia disse...

Pedras no meu caminho? Guardo-as todas. Um dia vou construir um castelo, é uma das minhas frases de eleição.

O interessante é que não lhe dou a mesma interpretação que tu. Para mim significa que são aquelas coisas que encontramos ao longo da vida e que não servem para nada a não ser atrapalhar o nosso caminho (as pedras), mas se as juntarmos e as arrumarmos, elas vão contribuir para nos fortalecer (o castelo em que nos transformaremos). Ora, um castelo não serve só para nos isolarmos, serve para protegermos os nossos e para nos defendermos dos nossos inimigos, além de que o castelo é normalmente a sede de um reino, o nosso, onde somos reis e senhores.

Só um aparte, já li mais do que uma vez de que este texto não é de Fernando Pessoa, mas sim de um autor brasileiro de que não me lembro o nome, e salvo erro, a última frase é que é mesmo do Pessoa.

Força!...

CB disse...

Pronúncia,
Pois se a primeira parte não é dele, então está tudo certo. É que aquilo com embirro, como disse ao Treze, está na primeira parte, essencialmente na redutora afirmação "Ser feliz é".
Quanto às pedras e ao castelo, a minha interpretação é um pouco diferente da tua. Eu vejo nas pedras dificuldades, obstáculos a transpôr. No resto, a interpretação é semelhante: para mim o guardá-las significa que é tirá-las do caminho, ultrapassar os obstáculos, fortalecendo-nos com isso, e mais tarde construindo o tal castelo, fortalza de nós.
Continuo a adorar Pessoa e acho que não fora a inquietação pouco habitual em que ando, nem sequer tinha deixado a embirração por este poema gerar linhas de um post! São dias... :)

Pronúncia disse...

O tempo não abunda por estes lados, mas prometo que vou procurar o nome do autor brasileiro e depois digo-te.

Tenho uma ideia que o homem é psicólogo, ou algo do género, e escreveu um livro (onde este texto está) que tem um título do género "10 maneiras para ser feliz"...

Claro que as pedras são os obstáculos, a ideia é essa mesmo, não deixarmos que elas nos bloqueiem o caminho, e para isso temos que as desviar...

Melhores dias virão! Vais ver que sim! ;)

CB disse...

Pronúncia,
Obrigada, mas não percas tempo na pesquisa do autor - sei o quanto o tempo é precioso!
Melhores dias virão, seguramente. ;)