Lógica Masculina I

1º - Ele não estava apaixonado por mim quando se envolveu comigo, mas havia atracção e desejo, recíprocos, e isso para um homem chega;

2º - Ele não me prometeu nada, não me enganou, por isso não lhe posso levar a mal que ele se tenha envolvido, devo ver isso como elogio à minha "desejabilidade";

3º - Ele nunca "falou" do assunto, tratou-me sempre com respeito, e nem todos os homens são assim, portanto tenho que admirá-lo e agradecer-lhe por isso;

4º - Quando nos cruzamos pelo caminho, e eu sendo "desejável", não lhe posso levar a mal que ele se "entusiasme" - mais uma vez, mal agradecida que é um elogio;

5º - Se depois ele mete travão antes que a coisa se complique, é porque me respeita e não se quer aproveitar de mim, e podia - e ainda mais uma vez, mal agradecida, que só mostra que ele é um homem decente e que gosta de mim o suficiente para resistir à tentação - o que é difícil;

6º - (Esta é de longe a minha preferida...) Ele não fala comigo e não explica isto, porque os homens são assim, e não há nada a fazer, sobretudo quando gostam alguma coisa de uma mulher que não amam e com quem não querem envolver-se a sério. Preferem deixar ser as mulheres a acabar com as coisas porque não têm coragem de dizer nada que as magoe!

Portanto, sou uma grande estúpida que não percebi nada, nomeadamente que amor e desejo para os homens funcionam em paralelo infinito e não em simultâneo, tenho mais é que lhe agradecer o elogio de me desejar, apaixonei-me mas ele não por mim e a vida é assim, e ainda devia dizer-lhe obrigada por não me explicares porque até gostas de mim...

Vou ali tomar uns comprimidos que estou em curto-circuito.

42 comentários:

mf disse...

Chegaste lá, tu, embora não lhe tenhas dado os nomes que devias. Eu dou-tos:
1- Ele queria alguém que o satisfizesse fisicamente e encontrou. Na prática, usou-te. E só se preocupou com o que ele queria. Ou seja, o que tu sentias era irrelevante.

2/3- Tm uma grande capacidade para se desculpabilizar, colocando toda a culpa em cima de ti. Não falou porquê? Porque sabia que, se falasse, tu não estarias na mesma onda que ele. Não foi por respeito! Se te respeitasse tinha discutido abertamente tudo contigo, tinha-te dito tudo no início. É um egoísta de merda, desculpa que te diga.

4/5- Se fosse boa pessoa, e sabendo que tu te apaixonaste, afastava-se para não te fazer sofrer. Se não o faz e anda à tua volta, está a brincar contigo. Para ele tudo é um jogo e tu és um brinquedo que ele controla. No fundo, precisa de saber que te domina. Gosta é de saber que te seduz. Usa-te para se sentir um homem. Usa-te para satisfazer o ego. É egocêntrico, egoísta, sádico. Um bebé à espera que lhe satisfaçam os caprichos. Quer quando quer, não quer quando não quer e os outros que se lixem.

6- É um cobarde. Não te enfrenta, falando contigo, porque é um cobarde. Homem que é Homem (com H grande) não faz isso a ninguém.

Tu não és estúpida. Não rodes a faca que espetaste aí no peito. És uma mulher com muito valor e que precisa de saber que tem direito a muito mais do que um egoísta cobarde que te usou e que só pensa nele.

CB disse...

Querida mf, como sempre, gosto que me dês nomes às coisas! :)
Esta "lógica" que aqui expus, não é minha, como de certeza percebeste, e reproduzi o mais fielmente possível ao original. É óbvio que isto não faz sentido nenhum e não, de facto não sou estúpida no sentido de me faltar inteligência, e só escrevi isto exactamente por sentir que esta "lógica" é ridícula e uma afronta, à minha dignididade e inteligência. E por isso a tag "sou anti-lógica masculina". Mas parece que é assim que pensam os homens, em geral, e eu, pelos vistos, não percebo nada destas coisas. Estou a aprender. É provavelmente o mal de ter sido sempre mulher de relações duradouras, e por isso ter tido pouco contacto com este universo... olha, só me vem à ideia a palavra "alien". :)
Não rodo mais a faca, não. Esta foi um balde de água fria tão gelada que não tinha como não acordar.

1REZ3 disse...

"...nomeadamente que amor e desejo para os homens funcionam em paralelo infinito e não em simultâneo."

Desculpa, mas neste caso ele "tem" razão no sentido em que era fácil de ver... (Mas isto vai para os dois lados).

E não, nem todos funcionam dessa forma (não me estou a dar como exemplo, nem como oposto, just saying...)

mf disse...

Eu percebi que a lógica não era a tua e fizeste bem em a explorar.

Esta não é a lógica geral dos homens. Conheço muitos que nunca fariam isto a uma mulher e só por isso acho que vale a pena ter esperança.

Quanto ao 'alien', só me fazes rir... Junta-te ao clube! :D

Por fim: tu rodaste a faca quando disseste 'sou uma grande estúpida'. Por muito sarcasmo que esta expressão possua, neste contexto, o facto é que nos sentimos grandes estúpidas quando coisas destas acontecem. E martirizamo-nos, remoendo, rodando a faca. Até ao dia em que pensamos 'Espera lá... O gajo é burro em perder alguém como eu! Está na hora de procurar alguém que me mereça!' Aí, sim, deixas de rodar a faca. :)

CB disse...

Treze, bem vindo e obrigada pelo comentário. Pegaste exactamente naquilo que é "meu", ou seja, o resumo desta lógica masculina, a conclusão que escrevi nesse último parágrafo... Portanto, afinal, sou eu que tenho razão! Não fico é mais feliz por isso... Que era "fácil de ver" e "vai para os dois lados", isso já não sei.
Claro que acredito que não seja assim para todos os homens. Toda a regra tem excepção. :)

CB disse...

mf, pois é "alien" mesmo... :(
O "grande estúpida", acredita, é mesmo essencialmente sarcástico. O meu martírio acaba na face desta "pseudo-lógica", que me fez olhar para isto de uma forma muito diferente. Para mim está na hora de aprender a viver sem um hom,em na minha vida. Ponto final. Antes só que mal acompanhada. Estou um bocadinho ácida, sim, tem lá paciência que hoje tem de ser, mas não é rodar a faca... :)

mf disse...

Acredita que eu te entendo bem no sarcasmo e na acidez... ;)

CB disse...

Pois eu até sei que entendes, sim... :)

Anónimo disse...

Nada de errado encontro nessa tua lógica masculina... Há efectivamente muitos homens assim. E não me assusta essa lógica, uma vez que já a penso há muito. Sublinho que não me assusta, nem de longe estou a dizer que está certa, porque não o está.

O que verdadeiramente me assusta é ver esta "brutalização" sentimental chegar a vós mulheres, felizmente ainda a relativamente poucas, mas com tendência a aumentar.

Assusta-me que se esteja a passar da "Lógica Masculina" para a "Lógica Humana".

1REZ3 disse...

Obrigado pela recepção :)

Ainda bem que não ficas feliz por isso - estranho seria se ficasses.

Peguei na tua conclusão para fazer a minha (gosto de acreditar que nem todos são assim, apesar de ser cada um por si e que se lixem os do meu género...).

Aparentemente tiveste azar, mas pode ser que tenhas tido sorte, se retiraste desse caso algo de proveitoso para ti.

E claro que vai para os dois lados. Mas isso também não é suposto deixar ninguém feliz.

Isto foi uma mensagem que me enviaram a certa altura, que não me serviu na altura própria, mas passou a servir quando a compreendi na sua totalidade (a parte da morte era desnecessária)

«Tudo nesta vida passa.
E quando não passa e o corpo não resiste, a vida consome.
E a mente finaliza.
E tudo se resolve. Até a morte.»

PS: Concordo em tudo o que a mf disse na primeira intervenção, em especial com a 6. Antes sozinho que calar desconfortos...

1REZ3 disse...

John Doe,

seria sempre uma questão de tempo.
Tanto tempo a levarem "connosco", alguma vez havia de se concretizar. E como dizes, sem dúvida com tendência a aumentar.

CB disse...

John Doe, estou um bocado confusa com parte do teu comentário, desculpa. "Nada de errado encontro nessa tua lógica masculina..." A lógica não é minha e para mim é "anti-lógica" porque lhe vejo TUDO de errado. Será que o que queres dizer é que achas que é realmente como a maioria dos homens pensa?
Quanto ao resto, por acaso acho que infelizmente tens razão, até porque recentemente descobri um blog que comecei a ler e não queria acreditar que era escrito por uma mulher. Confesso que me chocou. É de facto uma "brutalização sentimental" como tão bem escreves e também espero que não infecte toda a humanidade. Talvez por isso os que ainda resistem ao vírus tenham cada vez mais dificuldade em encontrar alguém compatível, e sejam cada vez mais sofridos pelos embates desses e dessas brutamontes que encontram pelo caminho. Que nos fecham as portas.

CB disse...

Treze,
Já percebi a do "vai para os dois lados"...
Não sei se é sorte ou azar, e não gosto de pensar na vida, nem nas experiências que temos nas relações com os outros, como jogos. Mas tens razão no sentido de que aprendi uma lição, e noutra igual dificilmente vou cair. Pena é que, tal como respondi antes, isto me leve a fechar uma porta que me deu muito trabalho a começar a abrir.
Compreendo a mensagem e concordo que "a parte da morte era desnecessária"! :D
A mf é muuuuuuito esperta sim, vai muito à frente, e eu quero ser como ela quando for grande. :)

Anónimo disse...

É isso mesmo que achas... Não encontro de errado porque é efectivamente como as coisas são...

1REZ3 disse...

Princesa,

sei o que que queres dizer com a parte da "porta".

Mas acaba por ser irresistivel, mais tarde ou mais cedo abre-se novamente, a diferença é que já vai com o filtros necessários :)

CB disse...

John Doe, imaginei que sim, mas como estou em curto-circuito, precisava de confirmar.

CB disse...

Treze, "acaba por ser irresistivel" - talvez. Eu fiz uma Profissão de Fé, logo agora, boa pontaria... Mas em vez de "filtros", e já que falamos em portas, acho que vão ser muitos cadeados... :)

1REZ3 disse...

O importante (que denoto da troca de comentários) é o facto de utilizares os bonecos sorridentes (para não usar a palavra "smile"...).

De resto não vale a pena antecipar nada. Logo se verá. E que tudo corra pelo melhor. Com ou sem cadeados :)

Pulha Garcia disse...

Cara Princesa,

Post interessante. Claro que a lógica masculina não pode ser vertida numa ciência exacta mas em boa verdade acho que tens razão em várias coisas. No fundo, o denominador comum é que os homens não conseguem lidar bem com a sua sinceridade, com a sua sensibilidade emocional, com tudo aquilo que extravasa a parte mais sexual.

Acho contudo que as novas gerações de homens já têm uma perspectiva diferente das coisas. Sabem que têm que construir uma relação mais equilibrada nos direitos e obrigações e sabem que é preciso mais sinceridade do que na geração dos pais.

De qualquer forma a conclusão é sempre a mesma: continuo a acreditar que existe algures por aí a pessoa certa para cada um de nós. Pode ter mais de umas coisas e menos do que outras, mas "existe y hay que buscarla".

CB disse...

Treze, é que eu sou mesmo "sarcástica comigo mesma". E esta coisa, de tão brutal, acabou por conseguir fazer-me "zangar" o suficiente com ele para, de certa forma, me libertar. E sabes que mais? Sabe bem! Toma lá mais um :)

CB disse...

Caro Pulha,
Tens razão em quase tudo, menos numa coisa: infelizmente, à luz de recentes notícias revoltantes de violência entre "casais" de adolescentes, nomeadamente em Espanha, não sei se as novas gerações irão realmente mudar as coisas para melhor.
Também quero continuar a acreditar que é possível encontrar "a pessoa certa", mas cada vez mais me convenço que não há como "buscarla". E, se calhar, mesmo que nos bata à porta, depois de umas tantas cabeçadas, não somos capazes de perceber que vale a pena correr o risco de abrir. Há muito desencontro.

mf disse...

Se queres ser como eu quando fores grande, prepara-te para abrires de novo esses cadeados todos um dia. Mesmo que doa, mesmo que assuste, o caminho é por aí e alguma pessoa entrará no coração. Como diz o Pulha, 'hay que buscarla'. Com os filtros de que fala o Treze. Desistir? Nunca. ;)

Anónimo disse...

É um bom conselho que nunca desistas. Independentemente do que sofras, não desistas.

Principalmente não desistas de ti...

Anónimo disse...

Pois eu que te adoro do fundo do coração, acho por fim, e se me permites discordar advogando pelos que nada têm contribuido para esta redutora concepção , que tanta crueza ácida seja o reflexo do que ele é, e espelho do que alguns/ tantos outros homens o são.
Há que dar espaço para se revelar o sublime e maior do que o que aqui se acaba de tentar dissecar e de quando em vez serenar a alma com doçura e dar brandura à dor, para que não sejamos toldados no nosso desejo de “correspondidos” e de respostas à dimensão do que muitas vezes silenciámos e ocultámos de nós esperando quedas e mudas que os outros nos lessem a transparência que lhes exigíamos entender. Acreditamos que vemos para fora da nossa janela o mesmo espectro dos que estão no exterior vêm para dentro. Errado. Na complexidade do nosso elaborado racíocínio, esquecemos que temos overdoses herméticas e somos esprtilhadas por muitas miríades de inconsitências; diáfanas organzas e duras gelosias.
Para as muitas mulheres e homens que choram, o que nos trocida num momento, é na essência não termos o amor que gostávamos de receber e dar de volta em sincronia nestes dobrares do tempo.
Se um dia alguém nos der um amor que não possamos receber, reciprocicar, saibamos todos não magoar e ter a grandeza de não ferir nunca e esforçadamente deixar a nossa passagem sem mácula. Se conhecerem ou se reconhecerem nesta magnanimidade, com essa magia, ajudem-me porque já pequei sem dolo e pedras destas são para quem as pode lançar impune.

/maria disse...

Mas que boa escrita a do(a) anónimo da 18.58 !

Há muito que não lia uma coisa tão acertadamente dita.

LBJ disse...

Infelizmente e por muito cru que te possa parecer, o homem é um bicho bicéfalo e nem sempre é a cabeça maior que impõe a sua vontade. Dito isto e de forma alguma com intenção de desculpar seja o que for, vamos à contraparte e falemos de ti, de aquilo que por aqui tens mostrado da tua personalidade e do teu carácter e da tua inteligência, se um homem te deseja só pelo teu aspecto físico e não pára para apreciar tudo aquilo que ainda mais és, menina andas mesmo muito distraída e tudo aquilo que a mf te disse é para levar muito a sério.

Por outro lado e sendo o homem um animal bicéfalo, muitas vezes a cabeça não dominante assusta-se quando encontra alguém que a ultrapassa e então como forma de se proteger esconde-se atrás da vontade da outra cabeça, desculpa-se com ela e no final acaba por se perder por ela.

Bom se calhar isto até não te ajuda e nem fiz muito sentido, hoje não estou particularmente inspirado, mas resumindo penso que a mf já te disse tudo o que é importante ouvires.

BTW, o teu anónimo que bela prosa de dicionário, há muito tempo que não via gastar tão belas palavras com tão pouco significado, mas isso sou eu que sou mesquinho e invejoso ;)

Um grande beijo e coração inchado, cabeça levantada, shot de um trago e fogo à peça :)

CB disse...

mf, não desisto, não. "Buscarla", agora agora não! Agora respiro.

CB disse...

John Doe, eu nunca desisti de mim. Já estive quase... mas apesar de desencantada, sou Princesa, e morrerei Princesa.

CB disse...

Anónimo,
Permito-te discordares de mim, e permito-me discordar de ti. Este texto é um exercício, uma sátira, e claro que, como qualquer generalização, é uma concepção redutora, e não é nenhuma tese de doutoramento que pretenda "dissecar" o assunto. É ácido sim, como estou hoje, algo a que acho que tenho direito. Se é espelho "dele", provavelmente não a 100%, pois é uma generalização e um "exercício" de escrita. Se é espelho de alguns, certamente será. Não é de forma alguma é um escrito de despeito, por não ser correspondida no amor que dei a um homem, e tu que me adoras e que eu adoro, sabes também que sou maior que isso e devias ter lido este texto com maior distância. Também sabes de mim o suficiente para perceber que este texto não intenta magoar ou ferir ninguém, não é nenhuma pedra atirada. Magoada e ferida estou eu, de amor. Mas não de despeito. E na minha busca de sentido a isto tudo é tão legítimo aplicar as teorias dos romances e dos contos de fadas, a deitar um pó de ouro por cima dele e da nossa história, como aplicar uma crua e redutora teoria de uma pseudo-lógica masculina que, me parece, não anda longe de ser a realidade, ou não anda tão longe dessa realidade como os romances e contos de cordel.

Apple disse...

Caramba!!estou familiarizada com a "lógica" que tão bem expões. Li os comentários, alguns bem animadores, mas sinto-me incapaz de discorrer sobre o assunto, não que ainda rode a faca, já rodei bastante, mas quero acreditar que a mandei fora. Quero acreditar que
"existe" aquilo que desejamos, que nem todos os passos levam à catástrofe, gosto de acreditar que se não resultou, o tempo acabará por mostrar que foi para o nosso melhor. Todavia, não deixo de ter a sensação, nada agradável devo dizer, que já ia sendo tempo de tropeçar em alguém que não nos insultasse com lógicas de pacotilha e fosse um Homem a valer.
Denota-se aqui um assumido azedume, que confirmo mas não me agrada.

CB disse...

/maria, em vinda antes de mais. Ainda bem que a escrita do anónimo te agradou e que lês nela uma verdade com que te identificas.

CB disse...

LBJ,
Fogo... Deixas-me sem palavras... Até uma lagrimita no canto do olho! Obrigada pelos elogios mas há uma coisa só que quero contra-argumentar: ninguém escolhe amar alguém e uma coisa de que eu nunca me queixarei, dele nem de ninguém, mesmo que me custe muito, é que simplesmente não me possam amar, por mais atributos tenha, físicos e não físicos, porque o amor não tem lógica. Quando o amor não é correspondido é triste, mas é uma realidade intransponível e que há que aceitar com humildade.
Quanto ao meu anónimo, não sejas mesquinho nem invejoso, que é alguém que me quer muito bem, que gosta mesmo de dicionários, mas que escreveu o seu texto, podes acreditar, com a melhor das intenções.
Um grande beijo também para ti, e obrigada pelas tuas palavras. Hoje não há shots que amanhã trabalho, mas "castiguei-me" um bocadinho no ginásio... :)

CB disse...

Apple, discorreste muito bem... Eu também ainda acredito, é claro que não são todos assim. Aliás, curioso de notar que todos os comentadores homens admitem que isto é "regra" mas todos se desmarcam, mais ou menos assumidamente... :)
Há de facto aqui um certo azedume, ou acidez, como já foi referido. Num amanhã qualquer passará...

Apple disse...

O azedume a que me refiro é sobretudo o meu ;)

LBJ disse...

Desde já o meu pedido de desculpas ao teu anónimo, pela sua sinceridade por mim mal interpretada, sabes que não sou mesquinho nem invejoso, bem só um bocadinho, mas dentro do razoável e se realmente era sincero, embora ache que com menos palavras ficava mais perfeito dou-lhe os parabéns pela beleza do resultado.

Não temos escolhas mas como o poeta disse o amor é eterno enquanto dura e eu acrescento que a escolha da duração da eternidade é a nossa maior conquista e ambos acreditamos, em novas oportunidade, não querendo fazer graçolas politicas até o nosso (des) governo acredita:)

Anónimo disse...

Foi precisamente no maior que vejo de ti, que entendi discordar do teu texto. Quero com isto dizer-te também, que nas franjas do que vais destilando haverá muitas mais vezes em que estrei em sintonia com ensaios, testemunhos, e outros exorcismos. Com este, pela proximidade, que acuso, não posso fazê-lo. Respeito profundamente a pequena distância e estou contigo para as encurtar sempre.

Anónimo disse...

LBJ, em minha defesa, sou neófita em tertúlias de blog, excedi-me e fui sistemicamente inflamada de verborreia. Está-me no sangue, comecei a falar muito cedo. Obrigada, tentarei ser mais sucinta.

CB disse...

Apple, eu sei, mas também há de passar...

CB disse...

LBJ, o meu anónimo com certeza te desculpa pelo erro de interpretação. :) Cada um escreve com quantas palavras precisa - eu acho que às vezes uso de mais e às vezes faltam-me!
O amor é eterno enquanto dura, sim, também é a minha convicção, como sabes. E também é minha resolução dar-lhe uma "nova oportunidade" (mas sem subsídio, e com uma certa demora burocrática...)

CB disse...

Anónimo, podes e deves discordar sempre, que sabes que nunca recuso um bom debate de ideias, e estou sempre disposa a aceitar outras visões das coisas. Sei reconhecer erros e emendar caminhos e estou sempre pronta a aprender contigo e com mais quem me quer bem. É mais fácil nas convergências e nas sintonias, mas por também o sabermos fazer nas divergências é que a nossa amizade é tão especial.

Anónimo disse...

... entendes agora?

CB disse...

Anónimo,
Entendo-te. Esta é uma das minhas verdades plasmada num momento. Tão válida como as outras...