O poder dos sorrisos

Pelas 7 da manhã foi o sorriso sonolento do meu filho. Soltei um de volta, claro... Depois o senhor de uma mercearia tradicional que passamos no caminho para o carro, a meter-se com o miúdo que ía em modo “George Lucas”... Sorriu para mim como quem diz “boys will be boys”, e eu sorri de volta. Depois foi uma senhora que assitiu à despedida à porta da escola, com o L. a recomendar-me “porte-se bem no trabalho, mãe, está bem?”. Pois, lá segui com um sorriso...

A seguir, foi o o Sr. I., Segurança da portaria do escritório, e a D. L., a nossa empregada de limpeza mais entradota, que me cumprimenta todos os dias com as mesmas frases: “Bom dia, menina ‘Princesa’. O seu menino está bem?”. Sorri-lhe de volta com as mesmas respostas de sempre, “Bom dia D. L.. Está bem sim, obrigada. E a D. L? Passou bem?”. Tenho de dar sempre um minutinho para os lamentos do costume, mas diz-me sempre tudo com um sorriso e um resignado encolher de ombros, ao que eu respondo qualquer coisa apropriada e um “Então um bom dia” com outro sorriso que tento que seja de ânimo (e carinho, que ela parece uma avozinha e adoro que me trate por “menina”!). Depois colegas, de várias nacionalidades, a caminho do meu poiso. “Bom dia ‘Princesa’” – “Bom dia N.”, “’Morning Grils!” – “Good morning sweetie”, “Good morning H.”, Hey guys!”. E todos respondem com sorrisos e bom-dias, etc.

Gosto de espalhar os meus sorrisos e sabe-me bem receber de volta. Um sorriso tem um poder imenso, porque é quase impossível não mimetizar. E quando nos deixamos sorrir, e quando desencadeamos um sorriso, de certeza que sofremos algum processo químico ou alquímico, porque nos faz sentir tão bem. Se há dias em que temos de purgar coisas com lágrimas, outros há em que temos de nos encher de sorrisos, muitos sorrisos, nossos e dos outros. Hoje espalho-os e apanho todos, com gratidão.

10 comentários:

Ana GG disse...

E cá vai outro, virtual mas sincero.

Bom dia de trabalho!

:)

Apple disse...

:-) e um SORRISO sincero, feito com os olhos e o coração, basta para iluminar o dia

CB disse...

Ana,
Obrigada! E para ti também! :)

CB disse...

Apple,
É verdade mesmo. Sobretudo quando nos predispomos a isso. Esse é o verdadeiro mistério.
Espero que este :) ilumine um bocadinho o teu dia, que o teu ajudou a iluminar o meu... :)

1REZ3 disse...

(Simples e eficaz) :)

CB disse...

Treze,
Muito eficaz, sim! :)

forteifeio disse...

Em desenho o traço do sorriso é inverso ou da tristeza. Por isso vale a pena sorrir

CB disse...

Forteifeio,
É verdade, vale mesmo a pena "redesenharmos" sorrisos... :)

LBJ disse...

Não sei porquê mas desconfio que tens um sorriso bem bonito :)

CB disse...

LBJ,

:)