Lógica Feminina I


Para equilibrar as coisas, propus-me escrever umas linhas sobre a lógica feminina, não como reflexo total daquilo que penso, e rebato argumentos muitas vezes, mas como resumo daquilo que vou ouvindo e vendo de outras mulheres à minha volta.

Mas, na verdade, tive de desistir, porque afinal, bem vistas as coisas, em alguns aspectos a minha lógica não andava assim tão longe como pensava da generalização que tentava fazer... E se fosse a focar-me apenas naquilo que não me reflecte de forma nenhuma, sobrava pouco, e não estava a ser justa. Acabei por perceber que há muito destas “lógicas”, masculinas ou femininas, que são muito principalmente coisas geracionais. Por isso o que é hoje a “regra” nas mulheres da minha geração, pode bem sê-lo assim apenas pelo “momento comum” que atravessamos. Talvez por isso nos choquemos, colectivamente, com as diferenças de padrão que observamos nas mulheres de outras gerações, sobretudo as mais novas, ou com as mulheres da mesma geração que “fogem à regra”.

Afinal, até sou bastante mais “feminina” de lógica do que pensava... Mas percebi que gosto de ser tão feminina quanto sou, e sei que não deixo de ter as minhas originalidades que são aparentemente inconsistências, desvios da regra da geração, mas de que gosto cada vez mais. É que é isso que me distingue, é isso que me dá a consistência de ser individual e único, em cada momento do tempo. E pronto, o blog é meu, e aqui destilo o que me apetece, e agora não me apetece pensar muito em como é que consigo retorcer algumas coisas tão simples em argumentos tão elaborados, absolutamente convicta da minha originalidade.

Lembrei-me de uma tia de há umas quantas gerações, que é para mim um ícone de feminilidade, e que tinha uma frase “de marca” que eu acho absolutamente brilhante. Em qualquer discussão ou argumento em que fosse vencida pela razão dos outros, com a mesma fleuma de sempre, terminava a dizer “Em todo o caso.”. Simplesmente, educadamente e sem qualquer indício de arrogância, sem indiciar que acrescentaria mais nada, e com um tom que não admitia mais discussão. Não era possível ganhar-lhe... Essência de ser mulher, com uma boa dose de originalidade. Assim serei eu também, e talvez um dia deixe por aí uma frase dessas para a posteridade.

18 comentários:

1REZ3 disse...

Ainda fica por explicar o porquê do "não" quando querem dizer "sim e o "sim" quado querem dizer o contrário... ;)

CB disse...

Treze,
Ahahaha! Pois esse assunto dava aí uns 20 posts, porque a explicação depende de cada situação. Mas adianto-te já que se um não pode querer dizer sim, e admito, já o contrário é muito raro. :)

1REZ3 disse...

Já é alguma coisa :)

Pulha Garcia disse...

Há uma velha piada do Seinfeld que diz: " a diferença entre revistas de mulheres e revistas de homens é que a lógica das revistas de mulheres é "mil soluções e conselhos para mil problemas diferentes" enquanto a lógica das revistas masculinas é "eu sei o que estou a fazer, agora quero ver mulheres nuas".

Não sei se ajudou mas da minha parte sempre achei que a lógica dos homens é muito mais linear do que a das mulheres...

Pronúncia disse...

Supostamente a lógica é masculina... enquanto a arte é feminina.

Por isso não consegues analisar a "lógica das mulheres"... talvez não exista!

E como a arte é sempre muito subjectiva, não deixa grande espaço de manobra para a análise.

Digo eu que pouco percebo de arte! ;)

CB disse...

Treze,
Então ainda bem! :)

CB disse...

Pulha,
Ahahaha! Claro que podemos sempre desconstruir esse argumento para chegar verdadeiramente ao porquê das mulheres nuas.
"A lógica dos homens é muito mais linear". Pois, ocorre-me a geometria. A lógica feminina é seguramente uma equação mais complexa e um gráfico complicadíssimo. Mas matemática!

CB disse...

Pronúncia,
Gostei! Somos portanto artistas. Pena que às vezes não consigamos entender a nossa própria arte, o que se torna um bocadinho estranho... De qualquer forma, parece que os homens também não, têm é melhores desculpas, uma delas a "razão"! Pffh.

Pronúncia disse...

Princesa, a arte não é para ser compreendida... é para ser apreciada por ela só! Ou se gosta, ou não se gosta!

Pelo menos, a minha relação com a arte é essa. ;)

CB disse...

Pronúncia,
Eu gosto muito de arte, e se não gosto de alguma coisa, não gosto, e pronto. Mas tento sempre entender e olha que, por vezes, a arte explicada ganha outra força. Para mim a arte é mais do que apenas estética. Mas também não sou ninguém para "opinar" sobre o assunto! :)

Ana GG disse...

Hoje um amigo disse-me "Mulher é o ser que traga o melhor de eu ser homem à tona"...esta poderá ser uma visão da lógica masculina.

Na essência a nossa lógica (feminina) não difere muito da masculina, os percursos é que são diferentes.
Ai, não sei se me fiz entender...

;)

CB disse...

Ana,
Pois... Quê?... :)
Olha que esse teu amigo há de ser um homem fora de série!
Acho que as lógicas são mesmo diferentes, mas podem bem resultar dos percursos distintos.
Percebo se me devolveres o "quê?"... :S

Ana GG disse...

"Percebo se me devolveres o quê?"
?????????
Baralhaste-me!
:S

CB disse...

Desculpa lá Ana!
Escrevi "Pois... Quê?..." na brincadeira por tees ficado na dúvida se te fazias entender. Depois fiquei eu na dúvida, por isso compreenderia que me "devolvesses" a mesma interrogação... Confuso, mesmo! :)

Ana GG disse...

Ahhhhhhhh!!!!

Pois...Quê!?
:D

CB disse...

Pois... É isso... :D

mf disse...

Pouca gente tem noção de que os gregos e os romanos tinham dois deuses da guerra. Normalmente pensa-se que havia apenas um: Ares (na cultura grega)/Marte (na cultura romana).
Mas este deus não estava sozinho nas artes bélicas. Fazia-lhe companhia Atena (para os gregos)/Minerva (para os romanos).

Qual a razão para existirem dois deuses para a mesma realidade? Simples: Ares/Marte era o deus da guerra física; Atena/Minerva a deusa da guerra estratégica, mental.

Os nossos antepassados já sabiam que a linearidade da lógica masculina precisava de ser completada pela intrincada lógica feminina. ;)

CB disse...

mf,
Excelente contributo...
Acrescento apenas que a lógica feminina, além de intricada, é também "redonda", por oposto à "linearidade" da masculina. :)