O chocolate é bom, é bom, é!

Eu sou gulosa, em geral. Confesso que gosto de doces e como não preciso de transformar tudo o que como em quantidade de calorias, também não me coíbo de os comer. E gosto, sobretudo, de chocolate. Gosto sempre, e de quase todos os géneros. Mas ainda mais quando como de consolo por substituição de uma qualquer outra vontade. Experimentem esta receita... Vou fazer com o miúdo, que adora tanto fazer como lambuzar-se todo a comer e dizer: “É deli-xi-ôôô-ju” (experimentem a fonética disto...).

*****************************************************************************
BRIGADEIROS

Ingredientes:
125g de chocolate culinária em barra (branco ou preto)
2 colheres de sopa de margarina (+/- 75g)
Meio copo de leite
1 lata de leite condensado
Chocolate granulado, ou côco se for com chocolate branco

Deitar a margarina num tacho anti-aderente e deixar derreter. Juntar o leite e o chocolate em barra partido em pedaços. Mexer até derreter bem o chocolate. Deitar o leite condensado e incorporar muito bem. Deixar cozer em lume brando, sempre sem parar de mexer.

Quando a mistura começar a descolar-se das paredes do tacho, e/ou se tentar fazer um risco e vir o fundo do tacho, é porque está pronto. Untar uma travessa com óleo e despejar a mistura. Deixar arrefecer. Moldar e passar pela cobertura escolhida e... voilá!

*****************************************************************************

Pode-se fazer “n” variações com a cobertura mas para mim é indiferente – esta é uma das coisas que eu como sem olhos mesmo, e que me sabem muito bem... Não aconselhado se a satisfação da vontade é urgente (aí mais vale ir directo para a barra de chocolate puro!). Seja como fôr, enjoy!


(Ah, pois – giro e tal... mas hoje eu quero é o chocolate!!!)

8 comentários:

Apple disse...

Não sou uma devoradora compulsiva de chocolate mas, de vez em quando sabe bem...independentemente de carências ou excessos calóricos.
Um mimo é um mimo e o chocolate é, definitivamente um :)

(estou a levar a sério o meu compromisso de perder uns quilinhos que tenho para a troca, mas a carne é fraca e, de vez em quando cedo à prevaricaçãozinha do chocolate...enfim,,acho que me vou "atirar para a lama" daqui a pouco... ;)

CB disse...

Apple,
Fartei-me de rir! É um mimo, sim, e eu gosto de me mimar, sobretudo quando não me dão mimos a mim.
Bom mergulho... ;)

Pronúncia disse...

Adooooooooooooooooooro chocolate!

Não sou muito dada a doces, prefiro salgados, excepto chocolate... sou simplesmente viciada!

Evito comprá-lo, porque como-o num ápice :)

forteifeio disse...

Gosto muito destes bolinhos com um cafézinho, casam bem

CB disse...

Pronúncia,
Pois é o problema das "tentações", eu sei... ;)

CB disse...

Forteifeio,
Estas coisinhas deliciosas casam bem com quase tudo! Mas o café é uma boa desculpa... :)

Pronúncia disse...

Gulosos ;)

Mas concordo que com o cafezinho é bem bom... Nham! Nham! Nham!

CB disse...

Pronúncia,
Café, chá ou laranjada. Qualquer coisa vale!