Modernices, sem género

Escrevi há tempos que somos todos muito mais parecidos do que se pensa, mas todos muito mais complexos do que gostaríamos, e a conjugação de tanta complexidade começa a tranformar-se numa equação absurda.

Fui repescar esta frase por várias razões. Lembro-me de me ter surpreendido a mim própria ao escrevê-la, mas hoje conclúo que a escrevi iluminada por um espírito qualquer (“Santo”, é que duvido), porque descreve perfeitamente a imbecilidade do mundo em que vivemos. E é a conclusão também dos meus exercícios sobre lógicas femininas e masculinas. Mas mais que isso, ocorreu-me pela sugestão de uma querida amiga, na tentativa de me fazer conhecer pessoas novas, fora dos meus círculos habituais, provavelmente a “teoria da substituição” na melhor das intenções. Sugere ela... “Speed dating”!

OK. Primeiro ri – a bom rir. Ela a insistir e manda-me um link. Depois ri mais um bocado e disse-lhe que provavelmente não encontraria aí o tipo de pessoa compatível, porque teria a mesma reserva que eu tenho a embarcar numa coisa dessas. Ela contra-ataca e enquanto eu leio “testemunhos”, mostra-me a “garantia” da empresa do dito link (que é qualquer coisa como “se não encontrar ninguém interessante, o evento seguinte é grátis” – e eu pergunto-me para que é que uma pessoa quererá aturar uma segunda estucha e repetir a figura, mesmo que seja de graça, se for para provar que aquilo não funciona!). Eu rio ainda mais um bocado (sim, já começa a ser demais), e por fim franzo o nariz. Ela insiste, diz-me que os tempos são outros, diz-me que é muito "internacional", e oferece-se para ir comigo. Quando lhe recordo que é casada, diz-me que leva o marido também, e que ele ía achar a ideia fantástica...

Somos todos almas da mesma espécie, vivemos todos neste mesmo único mundo, há de haver por aí algures as “outras metades” de cada um de nós, apesar da complexidade da equação que deve dar um grau de improbabilidade estapafúrdio, e de facto desencontramo-nos muito. A vida é a correr, não sobra tempo nem espaço para muito mais do que aquilo que se “tem de” fazer, mas... speed dating???...

Não sou preconceituosa, mas sou desconfiada. Ou se calhar apenas pouco moderna, ou pouco internacional, mas no meu tempo conheciam-se pessoas saindo, andando por aí, os amigos dos amigos, as amigas das amigas, jantares, festas, etc., até que surgia um interesse mútuo, ou surgia um “clima”, trocavam-se números de telefone, conversava-se, as pessoas íam-se conhecendo, e depois, era o que fosse o destino.

Agora, passar uma hora com “potenciais interessantes” a rodar a cada 5 minutos, apontar os “aparentemente interessantes” num cartão (ao fim de 4 minutos de conversa – qual conversa em 4 minutos???), para depois receber os contactos se eles também me acharem a mim interessante, parece-me mesmo, mesmo, mesmo, decadente. Se alguém tem um "testemunho" positivo duma experiência destas, que não se ofenda, cada um é como cada qual.

Sorry dear... Not my thing! Antes dar conversa ao próximo que se meta comigo de forma inteligente (bocas patéticas não contam). Curioso que, a última vez que me lembro de uma abordagem inteligente dessas, e que até me fez rir, foi na madrugada do primeiro dia do ano, no Kubo (quando é que aquilo reabre, por amor de Deus?!), na fila do bengaleiro, e com “ele” à minha espera para nos irmos embora. Se soubesse o que sei hoje, tinha dado seguimento à conversa, até trocado números de telefone, e quem sabe se não tinha mudado de ideias sobre "ele"?... Back to the dating scene I am, but the old fashioned way...

23 comentários:

Apple disse...

Muito bom!! Também me ri um bocado com a descrição qeu fazes, mas honestamente, estou como tu, "bota-de-elástico" que seja,é um conceito que me faz confusão. Não critico quem adere, cada qual sabe de si, mas não me imagino numa cena assim.
Acredito que as coisas acontecem quando tem de ser (whatever that means) e, quase sempre, das formas mais inesperadas e, por isso, mais bonitas...com naturalidade.

Francis disse...

Eu que primeiro que desenvolva é uma chatice, não tinha futuro nenhum nessas coisas.

CB disse...

Apple,
Ainda bem que gostaste. Eu ri a bom rir com esta... Não me importo de ser "bota-de-elástico" como dizes, e tens toda a razão: a surpresa é a melhor parte, às vezes acho até que só quando nos distraímos é que essas coisas acontecem. :)

CB disse...

Francis,
Pois, eu idem. 4 minutos???

Ana GG disse...

Credooooo!!!!!
Já estou como tu. Muito pouco moderna mesmo!

Beijo

CB disse...

Pois, deixa lá, podemos ser modernas noutras coisas, não é? ;)
Beijo

Ana GG disse...

E somos, não somos!?
Somos pois!
;)

CB disse...

Ah pois somos!... ;D

1REZ3 disse...

Ainda há mulheres com no antigamente! :D

CB disse...

Treze,
Mas desempoeiradas, espera-se... :D

1REZ3 disse...

Princesa,

diz-me tu. :)

CB disse...

Treze,
Ahahahah! Pois por estes lados não há pó, não, que até sou alérgica e tudo! :)

1REZ3 disse...

Se aceitares a boleia de um desconhecido e forem para a auto-estrada pode ser considerado um speed dating?

1REZ3 disse...

Esta na minha cabeça tinha mais piada...

CB disse...

Ahahahahah!
Sendo um desconhecido, era mais 'blind dating', não? E isso então - no way!

1REZ3 disse...

Já agora, porque é que é um blind date e não um surprise date? (hoje estou para isto...).

Vou voltar ao trabalho. Como há muito não o faço propositadamente, aqui fica: :). Bom resto de dia.

LBJ disse...

AHAHAH

Desculpa mas tens que me explicar porque é que alguém que te conhece bem, acha que tu precisarias de um tipo de blind date destes :)

estala os dedos rapariga quando quiseres conhecer alguem, woman power, eu acredito em vós mulheres, modernas não de futuro e tu sabes que eu tenho pelo menos duas boas razões para acreditar e desejar isso ;)

Beijo

ruth ministro disse...

Cada vez temos menos tempo para os outros, cada vez temos menos tempo para nós, e nessa corrida contra-relógio a vida passa leve e descomprometida de tudo, mesmo daquilo que poderia torná-la especial...

Gosto muito de te ler.

Beijinhos

CB disse...

Treze,
Então obrigada e toma outro :)

CB disse...

LBJ,
Parece que este "sistema" é muito normal noutros países. E não é "blind", é "speed" dating.
E depois, de alguma coisa eu preciso, e por mais que estale os dedos, não faço magia.
Acho muito bem isso do woman power, e sim, sei que tens duas boas razões para acreditar nisso e incutir isso mesmo.
Beijo

CB disse...

Núvem,
Tens muita razão. Tudo depressa e não se dá tempo para as coisas bonitas acontecerem. Atropelam-se.
E obrigada - é muito bom saber que gostas de me ler. :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Mana,eu "- filho, dê um beijinho aos primos que a tia fez em speed dating..." é tipo família na BimBi...

CB disse...

Mana - ahahahah! Não nos parece, pois não?... :D