Trilhos de Fé


E digam-me lá: eu nasci numa fervorosa família católica porquê??? Os caminhos de Buda, nas palavras do Dalai Lama, parecem-me muito mais claros e, se calhar, tinha chegado lá mais depressa e com menos sofrimento. E não era a "ovelha negra" da família...

Não consegui evitar lembrar-me das minhas próprias palavras há uns posts atrás: "E deste longo processo ficaram-me revelações espantosas. Aprendi, por exemplo, a enorme responsabilidade que temos para com os outros. Porque se eu sofro em mim, e na minha vida, tão profundamente, o impacto dos outros, também deverei fazer o mesmo na vida dos outros da minha vida. E não quero ser um fantasma na vida de ninguém, não quero assombrar os passos dos outros, não quero marcar coisas feias e sofridas nos outros. E caminha-se muito melhor quando percebemos que temos o poder de ser maiores e melhores, e com isso fazer os outros maiores e melhores. Dos outros do meu passado quero ser apenas morta. E enterrada. E também cá ando a enterrar os meus mortos e expulsar os meus fantasmas."

6 comentários:

mf disse...

Eu também sou nascida numa fervorosa família católica e sabes que mais? Revejo-me nisto, porque há bem mais na religião católica do que velas, incenso e beatas. Tiveste azar... ou tiveste azar?

CB disse...

Concordo inteiramente que há muito mais "do que velas, incenso, beatas". Grande pergunta, mf. Deixaste-me a pensar. Obrigada!

forteifeio disse...

Belo texto. Infelizmente nem todas as pessoas entendem que os caminhos da sua própria evolução passam por valorizar-se a si e aos outros.

CB disse...

Obrigada, forteifeio. É que é preciso sofrer um bocado para lá chegar, muitos devem desistir pelo caminho, porque mesmo para não perder o rumo, é precisa muita preserverança. Custa... Já não é mau saber-se que é esse o caminho. Há esperança.

Pulha Garcia disse...

"eu nasci numa fervorosa família católica porquê??? Os caminhos de Buda, nas palavras do Dalai Lama, parecem-me muito mais claros" não me podia identificar mais.

Quanto à segunda parte, pois ..."enterrem-se os mortos e cuidem-se dos vivos"...Sebastião José

PS- Já conhecem - todos os aqui presentes - a Casa do Tibete na Rua do Salitre, Lisboa ? Recomendo vivamente, nem que seja para dar uma espreitadela pelos livros e pelo restaurante vegetariano...

CB disse...

Caro Pulha,
Pois vai aqui uma grande procissão de funerais e carpidelas, mas também se cuida dos vivos que é ainda mais importante.
Por acaso conheço a Casa do Tibete mas já lá não vou há anos. Boa dica - hei-de lá ir brevemente matar saudades.