Teatro final



O Museum of Broken Relationships (a sério: existe) foi nomeado para o prémio EMYA 2011 (European Museum of the Year Award). Este museu (a sério: existe mesmo) centra-se na exposição de criações artísticas que reflectem a ruína de relacionamentos humanos. Não falta material nos tempos que correm, está bem de ver. No entanto, não pretende ser uma coisa negativa e deprimente (a sério...) - pelo contrário: promove o que chama de uma oportunidade para ultrapassar o colapso emocional do fim através do processo criativo, e o seu espólio resulta do contributo de gente de todo o mundo (sim...). Admitidamente, a motivação dos contributos pode ir do mais puro exibicionismo ao processo terapeutico ou à simples curiosidade. Mas diz-se que:

 «people embraced the idea of exhibiting their love legacy as a sort of a ritual, a solemn ceremony. Our societies oblige us with our marriages, funerals, and even graduation farewells, but deny us any formal recognition of the demise of a relationship, despite its strong emotional effect. In the words of Roland Barthes in A Lover's Discourse: "Every passion, ultimately, has its spectator... (there is) no amorous oblation without a final theater."»


E também não sou eu que vou tirar razão ao argumento. Até porque eu tenho uma veia teatral. Fica em Zagreb e podem ler tudo aqui.

2 comentários:

Apple disse...

Eu podia ser uma peça desse Museu (vá...queres veia mais teatral e melodramática que esta? ahahahah)

CB disse...

Apple,
Ahahahahahah
Podiamos quase todos, e não retiro mérito à criação artística que tu própria és, mas convenhamos: irmos para lá nós seria a derrota final. Mas arma-te mesmo em prima donna e manda um vídeo, uma foto, qualquer coisa. Quem sabe a catarse artística não funciona mesmo?... :)