Provas escritas

Abasteci, como era plano fazer esta semana, nas horas que me desplanearam, a que juntei um jantar, digamos, espontâneo. Agora tenho de provar o raio das escolhas que fiz. Queria Zimler. Do supermercado à distância (obrigada), uma amiga avalizada para estas coisas aconselha-me "Goa ou o Guardião da Aurora". Esgotado a nível nacional, a editora faliu. Segunda opção: "Meia noite e o princípio do mundo". Gosto do título, penso, peço, mas não têm. Dá para encomendar, menos mal. Mas e até lá? Olho à volta e trago estes, que gosto deste autor improvável, gosto da sensação enganadora de leveza dos seus livros, que depois se revelam de uma rica pesagem, tal como o discurso aparentemente simples, a esconder coisas que às vezes me levam que tempos a digerir:

  

E gosto dos títulos, e gosto das capas, e gosto de tentar descortinar motivações subliminares nas minhas próprias escolhas, embora quase sempre não tenha grandes respostas, e vou a matutar nisto quando passo por outra prateleira e prende-me mais um. Um autor daqueles que que é um mistério para mim. Li o incontornável e mais famoso dele pela altura em que entrei para a Universidade. Adorei. Mais tarde, tentei ler outras coisas dele e não fui capaz, não gostei mesmo, e não sei porquê. Resolvo voltar a tentar com um título mais do que a propósito e que me deixa a rir de mim própria: "A ignorância".  


Pronto. Check em mais uma tarefa da semana. Agora é lê-los.

6 comentários:

Êne de Nuno disse...

Boas leituras.
Gosto de Sepúlveda, Khundera nunca li mas tenho uma prima que é fã incondicional e diz maravilhas.

CB disse...

Êne,
De Sepúlveda sim, tenho a certeza que as leituras serão boas. Kundera é o tal mistério. Pode ser que este corra bem, como o primeiro, ou então... não.

jacklyn disse...

Comprar livros é das coisas que mais gozo me dá. A parte de ler pode dar gozo ou não, depende. Mas percorrê-los, adivinhá-los e comprá-los é sempre um enorme prazer.

CB disse...

Jacklyn, é uma das poucas coisas em que admito ser totalmente surpreendida e também gosto de escolher. Às vezes tenho surpresas boas, outras nem por isso, mas gosto desse jogo de quase advinhação que se pode fazer com pouco. Pelo menos com os livros a culpa é leve quando corre mal.

Pulha Garcia disse...

tal como o Êne, só conheço o Sepúlveda, mas esses títulos prometem. Põe-te a ler, princesa.

CB disse...

Pulha, também acho que prometem e sim, já estou a lê-los. Thanks ;)