Para ser grande


Muitas vezes me vejo como a lua. Gosto da lua, das suas fases, dos seus mistérios e do seu brilho. Em dias destes, sinto-me uma lua cheia e lembro-me de um pequeno poema de Fernando Pessoa de que gosto muito:

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

É assim que eu vivo quase tudo, e é só assim que eu sei amar. No que estou, estou por inteiro. Quando amo, amo inteira. E quando me dedico a alguma coisa, dou tudo de mim, brilha toda a minha lua nesse lago. Talvez por isso a minha exigência seja elevada também com os outros. Talvez por isso um amor que não é inteiro não me chegue. Talvez por isso abandone aquilo em que não me consigo derramar por completo num brilho de prata sobre as águas. Mas hoje foi assim mesmo, a mergulhar no trabalho no meu regresso gradual à minha vida "normal", e soube-me bem. Gosto de mim nestes dias em que me sinto grande.

12 comentários:

Apple disse...

Grandiosa e plena de luz!!Bom regresso!

LBJ disse...

A Lua é encantadora em todas as suas fases :)

beijos

CB disse...

Apple, obrigada. :)

CB disse...

LBJ, olha que bonito, obrigada. :)
Bjs

1REZ3 disse...

E mais que isso, embora não o vejamos sempre mediante as perspectivas, há sempre um "lado" inteiro a brilhar. E de que maniera... :)

Faz-me lembrar a história em que o pai pergunta ao filho o que prefere: Um sol pintado num quadro ou um dia de nuvens? (acho que a história não é bem assim mas foi assim que a assimilei).

CB disse...

Treze, interessante perspectiva. Tens razão que a lua é sempre inteira, apenas não se mostra sempre inteira.
Outra questão é a da realidade vs ficção. O sol pintado no quadro é uma ideia bonita, um dia de núvens é uma realidade menos bonita, mas é real... Eu prefiro viver na verdade, na realidade, mesmo que às vezes tenha de esconder dos olhos dos outros partes do meu brilho, em fases menos cheias da minha lua.

Pronúncia disse...

Temos assistido a um quarto crescente. E começamos a ver a lua cheia... sempre gostei de noites de luar! :)

CB disse...

Pronúncia, também me parece... :) Acho que esta lua começou a perceber que pode brilhar inteira em muitos lagos, mesmo que não possa brilhar em todos.

ruth ministro disse...

Revejo-me por completo nas tuas palavras... E nas de Pessoa, também um dos meus ídolos.

Gostei muito deste teu post :)

Beijinhos

1REZ3 disse...

Reza a história que o pai diz que o quadro é imutável e sem vida (qualquer coisa do género...) e que prefere o dia com nuvens porque o sol está sempre lá e que mais tarde ou mais cedo as nuvens desaparecem e o sol aparece em todo o seu esplendor.
É mais ou menos assim, pelo menos o fim pretendido é esse...

CB disse...

Núvem, também te leio lua... E gosto de te saber por aqui. :)
Beijinhos

CB disse...

Treze,
É uma história interessante. :)