O Homem-Melga

Baseado em experiências próprias e alheias, eis que tenho necessidade de articular uma ideias sobre o comportamento de certos homens. Quando um homem envia dezenas de mensagens às quais só obtem respostas esporádicas, e ainda assim insiste ao longo de várias semanas; quando um homem faz meia dúzia de convites para jantar e apenas um é aceite (e não o último e as desculpas são pouco convincentes); quando um homem liga várias vezes a uma mulher e ela nunca lhe liga de volta, mas ele manda mais mensagens e volta a ligar; é Amor? Não, minhas queridas e meus queridos, desenganem-se. Isso não é Amor e está para lá de louvável persistência. Isso, e tenham medo, é um homem-melga.

Ah, mas elas gostam é de um homem que ande atrás delas, que mostre determinação e persistência, uma vontade louca de as conquistar. Pois sim, bem verdade, e são já raros os homens que realmente se expoem na conquista assumida e demorada de uma mulher. Mas as mulheres não querem um palerma sem auto-estima, sem inteligência e sem imaginação, que ainda por cima incomoda - como as melgas. Ora vejamos: se metade das mensagens não são respondidas, que tal pensar em reduzir o número e aumentar a imprevisibilidade das mensagens, e já agora, talvez torná-las mais interessantes ao ponto de suscitarem de facto uma resposta? Se os convites para jantar não são aceites, que tal sugerir almoços, um café ou um copo, ou outra coisa qualquer? Se ela nunca telefona, que tal pensar em outras formas de comunicar, fazer uma surpresa? E se nada disto resultar, que tal experimentar a indiferença? É que às vezes tem resultados surpreendentes. Ainda recentemente tive uma amiga que se irritava todos os dias com o número de mensagens que recebia de um tipo, mas gostava tanto que, no dia em que ele não mandou nenhuma mensagem, ficou tristíssima.

Tudo o que é demais é mau. Há que saber encontrar a dose certa de persistência e, sobretudo, usar a cabeça para pensar em formas inteligentes e divertidas de dar a volta aos argumentos das recusas, nomeadamente dos convites. E há que revelar auto-estima suficiente para parar com a perseguição se não há, declaradamente, interesse nenhum do outro lado. Porque se não, um homem que é inicialmente visto como persistente e corajoso, passa a ser visto como um detestável homem-melga. E pior que um homem-melga comum, só o homem-melga tsé-tsé. É o que, para além disto tudo, dá sono. E está tudo dito. Ou talvez outro post...

8 comentários:

Francis disse...

há gajos muita chatos.

CB disse...

Francis, se há!...

1REZ3 disse...

Cara Princesa (que me encanta :D),

só podias "interromper-me" as férias com matéria deste género :).

Finalmente abordas estas questões (pelo menos que me lembre...), e ainda bem. Gosto sempre destes assuntos vistos pela perspectiva feminina.

Mas há algo que não posso concordar, ou que pelo menos me suscita questões.
Se não aceitam jantares, como podem aceitar almoços, um café ou um copo (ou uma saída, sendo mais directo)?
E se não respondem às mensagens nem aos telefonemas, fazer surpresas não daria imediatamente azo a escandaleira pública ou apresentação de uma queixa à polícia - estou a propositadamente exagerar no efeito, claro?
Já para não falar que da indiferença resulta tão somente o ciclo vicioso da "brincadeira" (como bem exemplificado pela tua amiga) :D

Claro que nada é linear e "crystal clear", muito menos no que toca à interacção social. Cada caso é um caso e depende, em muito, da coragem para seguir em frente.
E espero bem que não esteja tudo dito... :)

PS: Confesso que já estava com saudades de comentar. Um grande :D para ti de um "comentador-melga"

CB disse...

Caro Treze (não-melga),

Peço desculpa pela interrupção involuntária das tuas férias e aqui fica a resposta às tuas muito pertinentes (como sempre) perguntas.

1 - Um jantar não é a mesma coisa do que um café, ou sequer um almoço. De experiência própria te posso dizer que aceitaria tomar um café com algumas pessoas de quem não aceitava um convite para jantar. Logo, se insistirem num jantar, vão levar sempre com um não. Mas se explorarem outras hipóteses terão a surpresa do sim.

2 - Tudo depende das surpresas e claro que cada caso é um caso. Se for alguém com quem não se quer mesmo falar, não vai adiantar nada. Mas se houver um interesse mínimo, um gesto original pode fazer a diferença e levar até a que uma mulher tome a iniciativa de ligar ou enviar uma mensagem para agradecer, ou até aceitar finalmente um convite.

Como dizes e bem, é preciso coragem. Mas também bom senso, inteligência e auto-estima.

PS: Confesso que também tinha saudades dos teus comentários e dos :)s. Um :) para ti e, como já referi, não és nada melga!

LBJ disse...

Bzzzzzzz?

Desculpa não resisti :D

Beijos

CB disse...

LBJ,
Ahahahahah! Não, não te assenta.
Um beijo

Dry-Martini disse...

Quando quero incomodar uso sempre pombos correio :)

XinXin

PS: Os sinais de fumo são só para quem seja mais atenta .P

CB disse...

Dry Martini,
Esperto - assim quem paga é o mensageiro...

XinXin
Sinais de fumo é perigoso para o caso em mente. Não só pode ser demasiado subtil (e então não é uma conquista "assumida"), como pode ser demasiado etéreo. Porque é fumo.