Até ao meu regresso - fica o "Quase"



Não sei para quando, não sei como e nem sei bem porquê. Fica um poema extraordinário que diz muito melhor tudo o que poderia escrever agora. Um dia volto às linhas publicadas, talvez mais cedo, talvez mais tarde. Um dia, as palavras e frases que germino escorrem de novo para esta tela. E um dia encontro-me aqui outra vez. Agora, não tenho tempo, e preciso de um respiro profundo, de contemplação muda, de lágrimas sem verbo, sorrisos sem adjectivos e passos sem medos na voz. Preciso de vazio e tudo longe, de ir para longe. Mas volto.

Quase

Um pouco mais de sol - eu era brasa,
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...
Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído
Num grande mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor! - quase vivido...
Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim - quase a expansão...
Mas na minh'alma tudo se derrama...
Entanto nada foi só ilusão!
De tudo houve um começo ... e tudo errou...
- Ai a dor de ser - quase, dor sem fim...
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se enlaçou mas não voou...
Momentos de alma que, desbaratei...
Templos aonde nunca pus um altar...
Rios que perdi sem os levar ao mar...
Ânsias que foram mas que não fixei...
Se me vagueio, encontro só indícios...
Ogivas para o sol - vejo-as cerradas;
E mãos de herói, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sobre os precipícios...
Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...
Um pouco mais de sol - e fora brasa,
Um pouco mais de azul - e fora além.
Para atingir faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

(Mário de Sá-Carneiro)

19 comentários:

Anónimo disse...

Deixo-te parte de um post que escrevi. Eu ainda acredito Princesa. Se não for agora, se não for hoje, irá ser um dia. Porque Tu tens Alma.

"Há uma música que nos acompanha quando saímos à rua. Uma força qualquer que existe em nós, como uma voz que nos vai contando segredos bons. Há gente com alma. Gente de azul, branco, amarelo, de preto. Alma. Ou se tem, ou não se tem. O meu golpe de asa..."

CB disse...

Imaculada, obrigada... Procuro na essência da minha Alma, o meu golpe de asa. E sei que volto, e sei que o regresso será feito de um novo respirar...

Pronúncia disse...

Boa viagem, com tudo de bom!

Quando voltares, avisa... pode ser que eu ainda por cá ande! :)

Pulha Garcia disse...

Não te quero ver partir. Repensa, please.

Te deseo lo mejor.

LBJ disse...

Faço minhas as palavras da Pronúncia.

Dá um toque no blog no regresso :)

Unknown disse...

Volta depressa ;)

Apple disse...

Até já... :)

Ana GG disse...

Até logo!

Aguardo essa tua volta...com um novo respirar.

1REZ3 disse...

Tá mal! Não se pode tirar um vício desta forma a uma pessoa.
Que seja breve...

Bj.

1REZ3 disse...

E claro, Termino (temporariamente) como comecei:

:)

CB disse...

Pronúncia,
Obrigada. Como disse, não sei quando volto a publicar, mas vou continuar a visitar e comentar os vizinhos.

CB disse...

Caro Pulha,
Obrigada. Também te desejo o mesmo, muito sinceramente. Quanto ao resto, não é partir, é parar um pouco. Repenso sim, todos os dias, e recomeço no dia em que sentir vontade e capacidade.

CB disse...

LBJ,
Como disse à Pronúncia, vou continuando por aqui, até se calhar com mais tempo para vos visitar e comentar mais assiduamente.

CB disse...

M,
Obrigada pelo incentivo. :)

CB disse...

Apple,
É isso mesmo - até já, amiga. :)

CB disse...

Ana,
Até logo! Volto com certeza a respirar melhor. :)

CB disse...

Treze,
Falas em vício, e eu sinto o ciclo vicioso. Também por isso preciso deste compasso de espera. Pode ser uns dias, pode ser uns meses, ainda não sei honestamente. Também eu espero que seja breve.
Obrigada pelo :) e aqui fica outro até ao meu regresso por aqui :). Entretanto, irei deixar uns no teu canto.

Anónimo disse...

Desejo um rápido regresso Princesa.

CB disse...

John Doe,
Muito obrigada. Volto em breve.