Das escolhas e riscos do Amor

Amar alguém será sempre um risco para mim, algo que verei como perigoso, que sei que pode doer, e muito. Noutros riscos que assumo na vida, sou obrigada pelo meu lado racional a pesar prós e contras, analisar o grau de risco e tentar montar redes de segurança para as eventuais desgraças que possa antever. Mas esta racionalização no Amor é, para mim, quase impossível. Ao contrário do que alguns pensam, eu - e acho que a maioria das mulheres - não escolhemos um homem para nos apaixonarmos de check-list na mão, a pensar muito bem na escolha que fazemos. Pelo contrário, acho que não escolhemos ninguém - é o Amor que nos escolhe e escolhe por nós e, de repente, estamos apaixonadas.

A única alternativa é escolher não correr o risco, não dar azo a sofrimentos, mesmo que tenhamos de nos afastar de pessoas por quem nos começamos a apaixonar, ou que até preenchem uma série de requisitos de uma teórica "wish list" de sonho. Essa agora é a minha máxima: o meu lema por estes dias é "chega para lá". Não quer dizer que não olhe à volta, mas sei que o Amor é perigoso e para assumir o risco tinha de ser uma coisa tão, tão poderosa, que sei que não vai acontecer. Já cresci o suficiente para saber que essas listas não são fiáveis, não há coisas "poderosas" dessas a cada esquina, e também já calejei o suficiente para saber que amor com amor se paga, e não há quem aguente financiar um relacionamento a solo, hipotecar-se até à raíz do cabelo, assinando sozinho todas as letras e livranças.

É verdade que também há quem escolha alguém conscientemente, calculada e friamente. Mas essa não é uma escolha de Amor. Essa é uma escolha diferente e sinceramente não acredito que seja assim que a maioria das pessoas escolha os seus companheiros. Eu não sou assim com certeza, pois só soube "escolher" idiotas toda a vida. Se tivesse sido por escolha, tinha muito que me chicotear, ou aceitar uma tremenda falta de inteligência que acho que não me define. Os idiotas da minha vida por quem me apaixonei não se classificaram por lista nenhuma, por nenhum tipo de escolha racional. A idiota no Amor fui eu, não por me apaixonar, mas por ter investido demais em pessoas que, na realidade, ou não me mereciam ou não eram as certas para mim. No fundo, juntei ao azar uma enorme casmurrice, uma persistência que se tornou teimosia (e por essa sim, mereço um certo auto-flagelo).

Mas convenhamos que aos 35 já era tempo de ter um pouco de sorte e ter acertado num homem de jeito. Mais um bocadinho e acho que desafio a lei das probabilidades, por muito que o mundo esteja cheio de idiotas. Mas como devem ser assim à razão de uns 10 idiotas para 1 decente, ainda devo ter mais uns quantos na calha. Só espero que não tenha que chegar ao décimo para acertar...

12 comentários:

Apple disse...

Minha querida, subscrevo tudo o que dizes. Sinto-o. Também não sei, nem quero aprender a racionalizar afectos. Não me interessa medir e pesar tudo com precisão cirúrgica. O Amor recebe-se, como dádiva e milagre que é. Não se escolhe. Quando muito podemos tentar fugir-lhe, mas ele apanha-nos, se for real. Quando é decidido como compras por catálogo não é Amor, não sei que nome possa ter, não quero saber. Também tenho a minha soma de fracassos, de males de amor, de más entregas, mas luto para não me fechar ao toque do Amor, quero continuar acreditar. Às vezes olho para trás e penso que talvez o azar tenha sido afinal, a sorte e o que está a chegar é o Amor que me merece a entrega. We’ll see…

XR disse...

A check-list até pode dar jeito.
Não para escolheres por quem te irás apaixonar - mas sim depois, para ver se a pessoa por quem te parece começares a sentir algo merece o "investimento".
Mas vou-te contar algo engraçado: há algum tempo, depois de mais uma valente cabeçada, fiz uma "wish-list" do que um príncipe encantado deveria ter, justificando cada um dos pontos escolhidos. Enviei para um grupo de amigos/as para que comentassem dizendo se achavam que eu estaria a "pedir muito" ou "sonhar alto".
As respostas, entre "é assim mesmo!", bocas totalmente parvas e alguns comentários inteligentes, valeram a pena. [E ainda ganhei um brinde ;)]

Portanto ... não vás escolhê-los a dedo, mas avalia-os bem e sê exigente porque mereces.
Beijinhos

CB disse...

Querida Apple, eu sei o quanto é difícil fugir do Amor, por isso agora não quero sequer que chegue perto. Se, como dizes, um dia for real e me apanhar, será bem vindo, claro. Mas tenho já as minhas sérias dúvidas.
Gostava de poder olhar para todos os desastres do passado e pensar assim, que um dia farão sentido e serão antes uma sorte por me deixarem disponível para esse Amor real. Só que sei que esses desastres deixaram sequelas de que não me curo facilmente. Talvez um dia tenha uma surpresa. De certa forma, ainda acredito que é possível, como tu, mas deixei de esperar por ele.

CB disse...

XR,
Já fiz uma check-list dessas um dia. Imagina que servia quase na perfeição ao meu segundo ex-marido... Mas é que essas listas evolúem sempre, e as pessoas mudam todos os dias um bocadinho. Quando se vai a ver, já uma coisa não tem nada a ver com a outra.
A tua história da lista é engraçada e ainda bem que te deu direito a "brinde" ;)

Pulha Garcia disse...

Dear Princess,

As pessoas de quem mais gostamos são aquelas que nos podem dar as maiores alegrias e infligir as maiores mágoas. São as regras do jogo dos relacionamentos. Já todos caímos e já todos nos levantámos. E nesta vida temos que assumir os riscos de tentar encontrar pessoas de jeito como amigos e como companheiros para amar. "Os barcos ficam mais seguros em Portos mas os barcos não se fizeram para estarem amarrados".

All the best

PS- O teu filho já saber fazer reciclagem é muito à frente! Parabéns.

CB disse...

Caro Pulha,

Tens muita razão, mas a razão manda pouco no coração e, de vez em quando, é preciso ficar na doca a recuperar. Até os grandes navios precisam de reparações em doca seca.

All the best.

PS - O meu filho é muito à frente, sim. Obrigada mas a escola ajuda. Eu dou o exemplo e incentivo em casa, mas ele já traz a motivação.

1REZ3 disse...

O "regresso" está para breve, mas a verdade é que há determinados "lugares" que não deixei para trás (entre eles, este :)) e que se tornam impossiveis de deixar sós" ao vento...

Princesa, cada mais vivemos num lugar que não dá tempo a nada, muito menos ao esforço de ultrapassar etapas com a pessoa que (nesse momento) se encontra mais próxima.
Felizmente (creio, e sem pingo de maldade) estás na idade (ou a chegar lá, não falando naturalmente por experiência própria) em que é tudo visto com outros olhos e com mais cabeça, logo com mais certeza (salvo excepções).

Também atingi (por diferentes e mais complicados motivos) o ponto do entusiasmo não desenfreado e calculista (com tendência a olhar menos, inclusive, graças principalmente aos livros).

Acho que foi o LBJ que te disse algo do género: Lembra-te de tudo o que tens de positivo e ganha forças através disso.
Enquanto há saúde (e outras coisas que me parece que tens), Princesa, as possibilidades são imensas!
Não sofras tanto por algo que ainda não te chegou (sim, porque vai chegar!)

Um beijo e um :)

PS1: Nunca mais se soube do pé. Como está a ser a recuperação?
PS2: Já estou a ver a tua "wish list" a dar azo a um post, um dia... :D

CB disse...

Treze,
Obrigada por te manteres por aqui, mesmo em férias, e a obrigar-me a uma longa resposta... :)
Se, contra todas as probabilidades, aparecer realmente alguém por quem me apaixone, não é a forma como o tempo corre que me impedirá o investimento. Nunca foi e duvido que seja, porque eu acredito que o tempo é o que fazemos dele e estou sempre disposta a geri-lo de maneira a não perder as coisas importantes.
Quanto à referência à minha idade, ainda estou a tentar perceber se por acaso me chamaste "velha". Não é que não tenhas uma certa razão - às vezes sinto mesmo que estou velha para uma solteira que acredita no amor. Só ainda não me tinha visto como solteirona! De qualquer forma, a idade e o que vivemos, para além de sabedoria e humildade, traz lastros e feridas que, algumas, nunca hão de cicatrizar. O que baralha um bocado as coisas.
Tenho preenchido a minha vida com muitas coisas e continuarei a fazê-lo porque tenho pouca esperança de a poder encher com o amor a sério que gostava de encontrar. Eu não sofro já tanto por não ter acertado ainda, sofro por pensar que se calhar nunca vou acertar, sabendo que não hei de desistir de acreditar. Por isso, preservo-me enquanto posso, fujo de situações potencialmente perigosas.
Um beijo e um :) para ti

PS1: A recuperação está a ser... lenta! E dolorosa e enfastiante pela prisão a que me obriga. Mas espero recomeçar a conduzir na próxima semana, ter o meu filho de volta a casa, e recomeçar a trabalhar na semana seguinte, ao mesmo tempo que começo a fisioterapia. Obrigada por perguntares. :)

PS2: Ora aí está uma coisa que não me atrevo a publicar, mesmo que chegue a fazer a lista...

1REZ3 disse...

Princesa,

velhos são os trapos :) Nunca faria tal afirmação... Presumi somente estares numa idade prenchida de saber em que a outra pessoa já sabe ao que vai.

E vais acertar, sim. Só isso torna possível essa crença no amor.
E recuso-me a acreditar que não haja ninguém com força e alma suficientes, capaz de "penetrar" nessa armadura e permitir-te a liberdade.

Cá estarei para "ver". Assim esteja tu também...

Boa noite :)

1REZ3 disse...

Os erros é de escrever às escuras... :s

CB disse...

Treze,
Folgo em saber dos trapos. :)
Talvez a idade ajude, sim. A ver vamos.
Boa noite (e não escrevas às escuras que isso faz mal aos olhos e nem imagino porque terás de o fazer!).

:)

1REZ3 disse...

Princesa,

é mesmo para poupar... Elecrtricidade, não os olhos :)

Agora sim, gotta go! :)