O rio

Este rio tem uma nascente, um curso, uma foz, num percurso de linhas rectas e curvas. Este rio tem correntes e contra-correntes, às vezes é calmo outras vezes é veloz. Este rio tem águas límpidas e turvas. Este rio tem remoinhos dementes.

Este rio às vezes alarga-se, às vezes estreita-se, dependendo das chuvas e dos verões quentes. Este rio beija locais ora de suaves cores de verde ora de ásperas cores cinzentas. Este rio tem a força da água em movimento e a fragilidade das suas margens lamacentas. Este rio tem afluentes e convergentes.

Movo-me nas águas deste rio de mim. Mas este rio não corre sempre para o mar. Este rio às vezes não corre, às vezes corre para trás em movimento pendular. Este rio às vezes afoga-me, outras deixa-me a flutuar. Estou à tona e a aprender a navegar.

Como dizia o Poeta, "o rio corre, bem ou mal, sem edição original".

6 comentários:

Dry-Martini disse...

Há rios que nos acompanham. Que nos conduzem. Que nos deixam levar. Há rios com brilhos de lua que nos iluminam. Gosto de rios. Rios que sempre nos transbordam os pensamentos.

XinXin

CB disse...

Dry-Martini,
Muito bonito. Obrigada.

XinXin

forteifeio disse...

Olha que bela foto. Adoro rios e toda a beleza natural que se reúne à sua volta. Os rios correm mais depressa e mais devagar mas não secam, às vezes descansam para ganhar depois retomar com força.

As melhoras Principeza de gesso

:)

CB disse...

Forteifeio,
Também me encantou a foto. Gosto de rios, mas prefiro o mar. Mas todos os rios acabam no mar. Hei-de lá chegar também. :)

(A Principeza já não tem gesso - agora pareço um robot com uma tala toda artilhada e ainda de muletas por mais umas semanas...)

Pronúncia disse...

Princesa, nem todos os rios acabam no mar. Há rios que acabam noutros rios! :)

CB disse...

Pronúncia,
Esses são rios menores, afluentes. Eu creio ser um rio principal... :)