Cansaço

Todos esperam que eu aguente. O meu próprio pai, um dia, confessou que não se preocupa muito comigo porque, diz ele, enquanto as minhas irmãs são mais frágeis, de formas diferentes mas as duas, melhor ou pior eu consigo sempre ultrapassar as dificuldades, sou quase sempre auto-suficiente a resolver os meus problemas, e não aparento precisar de apoio. Não é só ele. Quase todos à minha volta me atribúem uma "força", que não sabem explicar de onde vem nem porque vêm, mas parece que, ao estabelecer a sua existência, se sentem dispensados de ajudar, ao mesmo tempo que não me dispensam de aguentar e ultrapassar. Seja o que for, seja quantas vezes forem. E, no passado, depois de cada queda em que aterrei de pé, mas sozinha, com mazelas e passos incertos, nem sequer recolho grande admiração, porque não é senão o que esperam de mim.

E se um dia não aguento mesmo? Se um dia me falha essa força, que nem eu entendo de onde tem vindo ao longo da minha vida, e me deixo vencer? Se um dia não sou capaz de encarar mais um desaire na vida com aparente facilidade, e sem perder o sorriso, se um dia nem o meu filho me faz querer procurar em mim a garra de que preciso para não resvalar do precipício, se um dia me sinto esgotada, vazia, drenada e sozinha, nesse dia, para além de me derrotar a mim própria, sei que desiludo todos à minha volta e não sou capaz de pedir uma mão. Pode ser hoje. Pode ser agora.

4 comentários:

1REZ3 disse...

Se algum dia tal acontecer terás sempre alguém. Duvido que não tenhas. Duvido que não te amparem.

CB disse...

Sim, acho que haverá sempre alguém, mas... é preciso estender a mão. E isso, com quase todos, já é derrota.

1REZ3 disse...

(Não digo o que tenho a dizer por ser prematuro para o fazer. Um dia di-lo-ei, caso seja necessário)

CB disse...

Noya, sinceramente, não sei o que te responder.