Fechar a mala



Mesmo quando é numa despedida para uma ausência curta, custa sempre fechar-lhe a mala. Há que deixá-lo ir, largá-lo na rotina das idas e vindas que a vida lhe impôs, e sorrir de volta, seja lá como fôr. Tento pôr-lhe dentro da mala mais do que posso. Sei que a encho de coisas inúteis e coisas demais. Acaricio as roupas que escolho e dobro, na ilusão de que ele me possa sentir as mãos quando outro alguém o vestir. É uma ilusão idiota. Sei que não vou lá dentro, não vou com ele. E quando fecho a mala sinto-me fechada do lado de fora, de fora desses espaços e desses dias dele sem mim.

E sobram-me dias de mim sem ele. Dias de que preciso, em que aproveito a liberdade e o silêncio ou a agitação dos meus dias de mulher, mas dias que vivo nunca me deixando de sentir mãe em vazio. São, desta vez, dias que me impus e lhe imponho, porque são dias que agora me são vitais. Desta feita, sou eu que o fecho de fora deste bocadinho de vida que vou viver mais longe, e desta vez não sinto culpa, ou remorso. Mas sei que sentirei saudade.

8 comentários:

1REZ3 disse...

Porque estar bem é a melhor educação que se pode dar...

CB disse...

13, e não só. Também é importante aprendermos, os dois, que não somos apêndices um do outro.

1REZ3 disse...

Sim, tens razão, principalmente para ele (embora não descurando o quanto também é importante para ti).

Apple disse...

Vai fazer-te muito bem!!Virás outra, renovada para ti e para ele!

Abraços (daqueles que levam um mundo de bem querer e coragem)

CB disse...

13, é uma aprendizagem para os dois, e vai ser importante para os dois.

CB disse...

Apple, obrigada pelo bom abraço, amiga. :)

catwoman disse...

Retempera as tuas energias pois dessa forma estarás muito mais disponível para ele, quando voltar e muito mais tempo para os mimos, é nesta dualidade de ser mulher e mãe que por vezes, nos perdemos. Agora que tens uns dias teus, aproveita-os em pleno para ser mulher mesmo com o vazio de mãe, como tão bem dizes. Beijinhos.

CB disse...

Catwoman,
É mesmo isso -tenho de estar bem para poder ser para ele a melhor mãe possível. É de facto um equilíbrio difícil ser mulher e mãe. Beijinhos