Minha Lei

Se o universo tem, realmente, leis, uma incontornável é a da atracção. Costumo torcer o nariz aos discursos saídos dos livros de auto-ajuda, que realmente devem ser uma grande ajuda para quem os escreve, fazendo juz ao conceito. Aquela coisa de que pensar positivo atrai coisas boas (e pensar negativo atrai coisas más), por exemplo, a mim parece-me sempre uma bela droga para manter as pessoas estupidificadas na alegria idiota da crença em dias melhores e, ainda por cima, acreditando que têm mesmo o poder de os atrair assim. Acho muito discutível, porque se os dias não forem bons, se houver problemas a resolver, é preciso é espírito lúcido e pragmatismo para consertar o que está mal e então, talvez, conseguir uns dias melhores. Mas é verdade que às vezes parece que as pessoas têm tendência para atrair, ao longo da vida, o mesmo tipo de situações e "sortes". Fatalisticamente, atribuídos ao destino. E é verdade que há males irresolúveis, e cansa muito errar sistematicamente a solução de outros males, ou passar a vida a esbarrar na mesma parede. Não é destino, que não acredito nesse conceito, mas se calhar, se calhar, é defeito de fabrico. É não conseguir deixar de enviar os sinais errados para o mundo e não conseguir deixar de fazer asneira na vida. Essa coisa da responsabilidade funciona para os dois lados – para quem nega que algum ser superior nos controla e que advoga que somos donos do nosso destino, só resta colar a culpa na má gestão do caminho, portanto, em nós mesmos. Shame on me. É a minha lei, que também dá direito a multas e até pena de prisão, que tenho andado a cumprir. Sou dura comigo mesma. Virá, depois, espera-se, a reabilitação.

4 comentários:

1REZ3 disse...

Virá, com toda a certeza.

Anónimo disse...

lei(a)-se auto encarceramento. antes assim. a chave é você que a têm. como é duro cumprir essa pena. pena que não se saiba a razão porque se cumpre.e dura, dura com nós próprios e porque achamos que nunca mais terá fim...

CB disse...

Noya,
Gostava de ter a tua certeza.

CB disse...

Anónimo,
A sentença é auto-imposta, fundamentalmente, mas a chaves não as tenho. Agora, estou entregue ao sistema. Mas sei porque cumpro a pena, e sei que é dura, e dura até nunca mais.