Destiladas do meu filho V

Sentimento de culpa

O meu filho andava numa fase de birras parvas e fúrias. Estava sempre a ter de me lembrar que eu sou a Mãe, a adulta, e que não posso podia responder às birras do miúdo com birras de mãe. Mas às vezes era difícil. A certa altura adoptei a estratégia de responder com a mesma frase, no mesmo tom calmo (por fora), mesmo que fosse a centésima vez que a dizia, e depois ignorar.

Até resultava. O meu calmo "Sem gritos" passou a produzir a mesma frase gritada uns segundos antes, com a mesma entoação, mas uma oitava abaixo...

Um dia, ao fim de semanas a pedir-lhe diariamente que me ajudasse de manhã com coisas simples que ele já podia fazer sozinho, no seguimento de uma birra parva e de 15 minutos de choro totalmente ignorado, sentiu-se tão culpado que fez tudo o que lhe pedi!

Só é pena é que sei que o sentimento de culpa dura pouco... E, na verdade, não quero criar um montinho de traumas a carregar culpas para o resto da vida. Isso fica para as outras mulheres da vida dele...

Ai, ai. É difícil. É que eu também fico a remoer os meus próprios sentimentos de culpa...

Sem comentários: