Outros Espelhos


Dou comigo a reflectir sobre o cliché de que a imagem de nós próprios é sempre distorcida em relação à imagem que projectamos. Talvez por isso às vezes conheçamos os outros melhor do que eles próprios, e os outros nos percebam mais que nós mesmos. Bem hajam os amigos verdadeiros que nos espelham sem distorções e nos ajudam a vêr-nos de fora, a encontrarmo-nos em nós. Alguns têm essa imensa generosidade e essa extraordinária capacidade.

“Alguns não conseguem afrouxar as suas próprias cadeias e, não obstante, conseguem libertar os seus amigos.(...) Assim falava Zaratustra”.

(Citação de “Quando Nietzsche Chorou” e a imagem é do Google - um quadro de Picasso entitulado "Mujer ante el espejo").

6 comentários:

Apple disse...

Bem hajam...os amigos que nos libertam, os amigos que nos abraçam, os amigos que nos protegem, os amigos que nos ralham, os amigos que nos amam, os amigos que são AMIGOS...

1REZ3 disse...

Felizmente tenho uns quantos assim que lhes permite, não me conhecerem melhor mas fazerem-me ver aquilo que muitas vezes não vejo (ou não quero).
E felizmente também porque têm toda a paciência do mundo :)

CB disse...

Apple, nem mais! ;)

CB disse...

13, ainda bem. Todos precisamos de amigos assim. E um amigo a sério tem sempre essa enorme paciência de que precisamos. :)

catwoman disse...

Pois é, amigos assim devem ser "guardados"ao longo da vida vamos fazendo muitos conhecimentos,mas amigos como os que referes,são muito menos mas muito bons, aqueles que mesmo que estejas um ao sem os veres correm para ti se sabem que precisas ou vice-versa, são esses que temos que "guardar", porque nos respeitam e amam mesmo quando nos "desancam" e nós amamo-los mesmo quando somos "desancadas"...

CB disse...

Catwoman,
Bem vinda aqui. :)
Estes amigos são de facto poucos mas bons. Fundamentais, e preciosos, e devemos guardá-los, tal como eles nos "guardam" a nós.