Graças

Ao longo da última semana, não sei por que artes de magia ou felizes coincidências, pude ver porque é que, um dia lá atrás, gostei de duas pessoas de que havia perdido a razão de ter tido na minha vida. De duas formas muito diferentes, e sendo também duas situações bem distintas, guardava destas duas pessoas apenas a marca do fim, apenas as dores, apenas o que de mais feio revelaram de si.

Uma delas já não está na minha vida, e dessa recordei, nos escritos que reencontrei e reli, a doçura de palavras e sentimentos, a cronologia da linda história que vivi. Ali estava, à minha frente, o porquê do que senti, o melhor do que lhe conheci. E soube-me bem; e espero conseguir guardar por muito tempo essa doçura e razão, e reinvocá-las quando relembrar o resto da história menos feliz.

No outro caso, é alguém que, por razões diversas, tive de manter na minha vida, mas que tem perpetuado, parece que propositadamente, os comportamentos e a postura que revelam de si exactamente as razões pelas quais me afastei. E de repente, surge do nada e dá-me uma ajuda que não me deve, e fá-lo de uma forma generosa e carinhosa, que também me soube muito bem. E surpreende-me, ao mesmo tempo que me faz recordar que era assim que o conhecia, e era por isso que gostava dele, era essa a tal razão.

Foi uma semana complicada, a vários níveis, mas também foi muito positiva. Foi positivo constatar que não foi tudo erro, que há bom e bonito mesmo no que acaba mais feio, e que podemos sempre resgatar as coisas boas de alguém, ou reencontrá-las num resgate próprio. Naturalmente, tenho também as minhas alternâncias nas memórias que deixei.

Por outro lado, não há dúvida que na adversidade se provam algumas coisas de forma irrefutável, e esta semana dou graças também por mais uma prova de amizade que se repetiu. Há quem tenha na minha vida, de forma muito presente, com razões de ser perfeitamente claras e óbvias. E dou graças por amanhã ser um novo dia, uma nova semana a começar, e por estar mais atenta a que graças tenho para dar.   

Sem comentários: