A vida continua


Foi-se o ano, as 4 estações, os tais 12 meses contados de empreitada e por aí fora. Foram-se os dias e foram-se uma série de outras coisas. Essas foram, não interessam mais, ficaram para trás. O que fica? Depois de muito pensar, acho que fica um misto de memórias alegres e tristes, uma vaga cronologia de batalhas e guerras ganhas e perdidas. Algumas poucas coisas permanecem, transitam, vão comigo a mais um ano, não sei por quantos mais anos. Coisas em mim, que se foram definindo ou redefinindo, e outras almas que cruzaram o meu caminho e ainda por aqui continuam numa qualquer missão.

Fiz um monte de asneiras, desde o primeirinho dia do ano. Fiz algumas loucuras até, estive quase mesmo à beira da loucura. Andei numa verdadeira montanha russa, alternando altos e baixos, lentas subidas expectantes e rápidas descidas alucinantes. Também acertei em algumas coisas, percebi mistérios que me escapavam, mesmo que só depois de muito bater com a cabeça nas paredes. Mas vivi, intensamente e o melhor que pude, o melhor que soube. Sei que sou melhor mãe, sei que sou mais resolvida, sei que sou mais livre. Sei que sou também ainda mais exigente, ainda mais duvidosa e até ainda um pouco perdida.

Experimentei ao longo do ano muitas coisas. Aliás, até me disseram que estou numa “fase experimental”. É um facto. Até no amor, experimentei um pouco de tudo. Fez-me melhor? Nem por isso. Mas fez-me mais qualquer coisa. Por exemplo, fez-me encher de côr, desde o guarda-roupa aos meus sorrisos e memórias. Deste ano tenho memórias coloridas, numa diversificada paleta que não deixa de fora quase nenhum tom.

Paguei caro os meus erros, e sei que continuarei a pagar alguns por mais uns tempos. Mas conforta-me o que acertei e uma frase que me citaram, que o Lobo Antunes cita (imagine-se...) e que para mim resume muito bem a lição principal que aprendi em 2009: “tudo o que a vida nos pode dar é um certo conhecimento dela que, normalmente, chega demasiado tarde”.

O que fiz em 2009 foi aceitar sofrer as consequências de escolher e viver, mesmo que errando, sabendo que erramos sempre alguma coisa. O que quero para 2010 é poder continuar a fazer o mesmo, de preferência com menos erros para sofrer, e que os que faça, que farei, que ao menos sejam coloridas experiências. Deste ano foi-se quase tudo mas resto eu. E no final do próximo quero apenas chegar um pouco menos à deriva, e ainda um pouco mais eu. Sei que parto sem rumo, mas com uma imensa vontade de partir, de continuar a experimentar, de continuar a crescer, de viver apaixonadamente todos os instantes. Só assim vale a pena viver, de facto.

Um bom ano para todos os que por aqui vão passando.

12 comentários:

catwoman disse...

Só para te desejar um óptimo 2010, agradecer-te o teres estado aí. E concordo contigo, apesar dos erro, apesar dos medos( que temos obrigação de enfrentar), apesar das dúvidas e dos altos e baixos, a vida só merece a pena se a olharmos de frente e continuarmos a acreditar que no final de 2010, já crescemos mais um bocado e já estaremos melhor. Beijinhos.

LBJ disse...

Que em 2010 os erros te sejam proveitosos e Viva a Vida linda princesa!!!

Apple disse...

Minha muito querida e doce Princesa, a vida continua, todos os dias capaz de nos surpreender e ensinar. Que aquilo que aprendeste em 2009 te sirva de guia em 2010 e que no novo ano nada te impeça de arriscar, de ousar até, se preciso for a dançar no arame.Que nada ensombre a tua luz e que o teu riso se multiplique em felicidade pura. Desejo-te o melhor, hoje e sempre!

Até já :)

Bjs

Anónimo disse...

Mana,
tens por aí uns módulos e uns "vales" perdidos que compraste e recebeste e que em 2010 gostava muito que pudesses usar para viagens de sonho.

Eu levo-te à estação e acolho-te feliz de pom-pom à chegada para ver fotografias e te ouvir falar das boas sementes que lançaste.
E já agora vai tranquila, sabes tantos mais caminhos e em caso de dúvida, mantenho sempre uma luz acesa se o GPS falhar e precisares de farol.
Mi casa es tu casa.

Até já!

CB disse...

Catwoman,
Obrigada, e um óptimo 2010 para ti também. Tenho a certeza que chegarás bem, a bom porto, e não me agradeças - continuo aqui.
Beijinhos

CB disse...

LBJ
Obrigada, igualmente.

CB disse...

Minha querida Apple,
Obrigada por tudo, em especial pelas lições que também me ensinaste. Desejo-te igualmente essa luz, esses risos e a verdadeira felicidade, que mereces tanto! Em 2010 e nos seguintes, como já te disse...
Bjs e até já :)

CB disse...

Mana,
Obrigada também pelo caminho que vais fazendo comigo e pelo cantinho que sempre me guardas, que sempre me abriga. Desejo-te um 2010 pleno, verdadeiramente a abarrotar de todas as coisas boas que mereces. E "mi casa" também "es tu casa"... :)
Até já!

fd disse...

Gostei muito da forma como fizeste o teu balanço do ano e elogio a tua coragem e força. Apesar de talvez não te reconheceres nesta última, certamente por modéstia, faço questão de a salientar. Li com intensidade os parágrafos seguintes, que peço desculpa por estar a transcrever:

“Mas vivi, intensamente e o melhor que pude, o melhor que soube. Sei que sou melhor mãe, sei que sou mais resolvida, sei que sou mais livre. Sei que sou também ainda mais exigente, ainda mais duvidosa e até ainda um pouco perdida.”

“…aceitar sofrer as consequências de escolher e viver, mesmo que errando, sabendo que erramos sempre alguma coisa.”

Apesar de te dizeres um pouco mais perdida e embora a aparente contradição, acho que também adquiriste mais conhecimento sobre ti própria. Que esse conhecimento te proporcione a janela de oportunidades que mereces, porque lutas por isso. Espero ter contraposto em parte a frase citada pelo Lobo Antunes. :)

CB disse...

fd,
Obrigada pelos votos de bom ano, que retribúo.
De facto não me reconheço uma grande força, mas sim uma certa teimosia. De qualquer forma, não escrevi "ainda mais perdida", escrevi "até ainda um pouco perdida". Porque sei que caminhei, que me encontrei em muitas coisas, que percebi e arrumei outras tantas, que estou um pouco menos perdida do que no ano anterior e quero estar ainda menos perdida no próximo.
Lutarei sempre, isso sim, por ser feliz. Um dia, mesmoo que daqui a muitos dias. Ou já amanhã, sabe-se lá. Saber-se-á, recorrendo à mesma frase, provavelmente quando fôr, ou seja, quando fôr demasiado tarde para saber, porque nessa altura só interessa viver. :)

fd disse...

Sim, "até ainda um pouco perdida” é muito diferente de "ainda mais perdida". Lamento o lapso. Melhor assim. :)

CB disse...

fd,
Está esclarecida a "nuance". Melhor, sem dúvida. :)