É os olhos



Eu já aqui disse que gosto de gatos? E que há gatos que jogam bem? Pois... De vez em quando acerto em palavras e metáforas que nem imagino como vão fazer sentido tempos depois. Chamei-lhe gato, e andei a fazer de pantera, enquanto alguém me perguntava se ele me atraía e eu dizia “tem qualquer coisa, não sei bem o quê – talvez o olhar”. E é. Já percebi que é. São os olhos. De gato. Aquela côr meio indefinida entre avelã e verde azeitona, e o brilho, e... e... a intensidade? Custa-me, o que é raro, mas lá chego à palavra certa: magnetismo.

E depois... Eu já aqui disse que gosto de dançar? Eu já aqui disse que gosto de danças de par? Pois... E na dança me perco. É que o gato também dança, e em ritmos quentes. E eu já aqui disse como gosto de abraços? Aaah... pois é... Caibo tão bem dentro daquele abraço.

Mas mais que tudo, é os olhos. Como neles me vejo tão límpida e o que vejo brilhar neles. No segundo do reencontro, no momento da despedida. Na procura de mim e no fim de um beijo ou de um abraço. No frente a frente intencional de uma conversa e em silêncio, pressentidos e surpreendidos como que por magia. Na doçura de um sorriso terno e na quase malícia do desejo. Ao acordar para um olhar assim, sou eu que me sinto gata, que só quer aninhar-se naquele abraço e ali ficar. Sem tempo. Aqueles olhos prendem-me... Mas não gosto de estar presa, sei que acabo a querer fugir. E quase me sinto uma gata assustada, mas quero encontrar nos mesmos olhos o fim do medo.

11 comentários:

fd disse...

Momentos de magnetismo e de silêncio confortável são valiosos. Realmente a palavra gato tem sido recorrente e aí está a explicação. Até no equilíbrio e suavidade energética da dança a analogia se aplica.

CB disse...

fd,
Pois é... insondáveis mistérios do sub-consciente.

1REZ3 disse...

Eu bem digo (dizem-me) que o meu timming é horrivel... :)

Conheço essa sensação e esse olhar, mas de uma outra perspectiva, aquela que se reflecte pelo olhar que me olha mas ainda assim de terceiros.

No meu caso, o olhar que me elimina e me ilumina é aquele que tantas vezes me olhou, de baixo para cima (sendo eu sempre mais alto daí a direccção), o tal olhar que como se costuma dizer - sem ser perjurativo - de cachorrinho. Deita-me sempre por terra :) No chance!

1REZ3 disse...

"Pejorativo", não perjurativo... :s

CB disse...

13,
Por acaso, neste caso, não acho que seja um olhar "de cachorrinho". Mesmo sem o sentido pejorativo. Mas também me deita por terra! :)

1REZ3 disse...

Digo de cachorrinho (porque sempre conheci por este termo) por ser um olhar carinhoso e que carrega uma inocência enorme. E é de uma beleza... Lá está, derrete-me :) (Tenho que admitir que é a minha Kryptonite)

Anónimo disse...

Mana,
sim, há uma pequenina frase que não passa despercebida.
Mas não percas pitada, aceita os sonhos de "hoje é dia de..." e de vontade de amanhãs, embala-os de positivos na esperança de mais, faz Legos com corpo e alma e beija com fome com as duas mãos, como um beijo deve ser.

Há momentos assim, em que agarramos a taça e devemos bebê-la e não a dar a provadores primeiro com medo de cicutas.

Feliz de te ver encantada.

CB disse...

13,
É uma melhor descrição, sm senhor... :)

CB disse...

Mana,
Obrigada... :)

Dry-Martini disse...

http://dry-martini.blogspot.com/2008/01/o-gato.html .)

XinXin

CB disse...

Dry Martini,
Bolas....... :)

Xin-Xin