Tudo tem um preço

As pessoas também. E às vezes achamos o preço dos outros demasiado alto, como os outros podem achar o nosso. E - claro - também há aquelas pessoas que só nos querem a preço de saldo, ou em quem só contemplamos investir em época de preços baixos. E, ainda, há quem queira e se queira sem olhar ao preço. A bem da verdade, também é um facto que fazemos descontos a alguns.

Ao contrário da maioria dos investimentos, salvo alguma imensa sorte, geralmente aqueles que nos custam mais são mau negócio. Embora ache que é necessário investir para fazer durar e significar um relacionamento, o custo tem de ser baixo. Porque se achamos que o preço é muito alto, é porque achamos que não compensa: a percepção do preço é sempre resultado da avaliação custo-benefício. Ou seja, se o achamos alto, é porque achamos que o benefício é fraco. Podemos investir muito, sem que isso nos custe muito, e então sim - é um bom negócio. Não me parece que um relacionamento, seja de que espécie fôr, tenha de custar. Tem é de valer o preço.

6 comentários:

Pulha Garcia disse...

A questão não está só no preço. Está no risco. Para uma pessoa investir tem que se entregar. Para se entregar tem que se expor. Se tudo correr mal as feridas vão ser vastas. Mesmo assim eu acho que vale a pena. Apenas me parece que cada um deve saber dos riscos e aceitar conscientemente as regras do jogo. Ninguém é proprietário do outro.

Anónimo disse...

um preço. um valor a calibrar a nossa existência. um mercado de futuros e opções. contratos a termo, swaps e opções. investir? não. quando é a melhor altura de entrar no mercado? não entrar ou entrar a perder.

CB disse...

Pulha,
Concordo que o risco também faz parte do pacote, porque a maior parte das vezes não sabemos bem o que nos vai custar. Mas lá está: mesmo com feridas vastas, tu achas que vale a pena. Ou seja: vale o preço. Eu acho que nem sempre.

"Ninguém é proprietário do outro" evidentemente. O preço que pagamos pelos outros, ainda por cima, não nos compra o outro se não por aquilo, e pelo tempo, que o outro quiser.

Embora este texto possa ser lido como um puro mercantilismo, não é essa a sua lógica.

CB disse...

Anónimo,
Essa será a visão puramente mercantilista. E pessimista, claro.

Bípede Falante disse...

E trazer ao menos um bom riso de brinde!!!!

CB disse...

Bípede, sim! Claro que sim! O sorriso é um brinde indispensável... :)